ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE NA ÓTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE FEIRA DE SANTANA - BA João Danilo Batista de Oliveira/Jdboliveira@Uefs.Br/Uefs José Augusto Ramos da Luz Nadja Lima Maciel Eixo Temático: 2. Políticas Públicas e Identidade Docente Agência Financiadora: Bolsistas Programas de Formação de Professores CAPES, PIBID, UAB e PARFOR. RESUMO O estudo traz os resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar a atratividade da carreira docente no Brasil pela ótica de estudantes do ensino médio, uma vez que se tem divulgado a perda de interesse pela opção profissional pelo magistério por parte dos adolescentes. A literatura na área educacional na atualidade vem destacando grandes preocupações quanto ao baixo número de professores para atuar na Educação Básica no Brasil, chegando a ser tratada esta questão, em algumas pesquisas e documentos governamentais, como "crise do apagão docente" (BRASIL, 2007; GATTI, 2009). Algumas iniciativas com excelentes resultados foram pensadas na última década para se formar mais e melhores professores da qual se inclui o PIBID (GATTI, 2014), no entanto, os dados sobre os déficits e necessidades de professores pouco se alteraram, apesar dos esforços. Sobre atratividade pela carreira docente estudos realizados por Gatti (2009), Almeida, Nunes e Tartuci (2010 e 2014), entre outros, mostram pouco interesse dos jovens do ensino médio pelas formações em Pedagogia e/ou uma Licenciatura, devido baixa atratividade da carreira. Diante desse cenário, em que a docência vem deixando de ser uma opção profissional procurada pelos jovens, é necessário considerar o problema e discutir que fatores interferem nesse posicionamento, ou seja, por que tem decrescido a demanda pelas carreiras docentes, especialmente na Educação Básica.Assim, o objetivo do estudo foi levantar a ótica dos estudantes sobre a carreira docente, qual o interesse manifesto por este grupo pela carreira docente e em quais áreas elas se concentram, assim como, os motivos aos quais os estudantes relacionam suas escolhas. A fim de fundamentar teoricamente este trabalho, inicialmente, julgou-se essencial situar as discussões sobre a docência como profissão e sua função. Apresentamos também um panorama sobre os docentes no Brasil. E ainda recorremos à temática sobre os conhecimentos e à valorização do magistério. Para finalizar este quadro teórico será abordado o tópico sobre formação inicial e permanente no qual pretende-se descrever se estes espaços têm sido um solo propício para que os saberes docentes se desenvolvam. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo e quantitativo, com análise descritiva, realizado com 105 estudantes do 3º ano do ensino médio, de 11 escolas públicas estaduais, de Feira de Santana na Bahia. A amostra foi constituída por conveniência, entre as escolas públicas e estudantes de ensino médio que visitaram nos dias 23 e 24 de outubro de 2017, a Feira de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O instrumento de coleta de dados foi um questionário, com questões abertas e fechadas, contendo 26 questões. O estudo seguiu os preceitos éticos para a pesquisa com seres humanos, fazendo uso do Termo de Consentimento Livre Esclarecido e preservando a identidade dos sujeitos. Os dados foram armazenados em um banco utilizando planilhas do excel. As informações objetivas foram analisadas por meio das ferramentas de estatísticas do próprio excel e os dados subjetivos submetidos a análise temática de conteúdo, a partir de unidades de registro e sentido (MINAYO, 1994). Os dados mostram um cenário pouco animador quanto ao percentual dos jovens entrevistados com interesse pela carreira docente e uma variedade de áreas e sentidos mobilizadores de interesses daqueles que consideram a carreira docente como opção, entre suas escolhas profissionais já que quando comparado a outros estudos, entre o grupo pesquisa, foi identificado uma maior atratividade pela carreira docente, que em outros grupos estudados. A escolha por ser professores está presente no desejo dos estudantes, em quase metade dos pesquisados, no entanto, na hora de definição pela carreira está opção cai mais da metade. Os que desejam cursar uma licenciatura querem atuar na segunda etapa do ensino fundamental e médio e muito poucos na educação infantil e series iniciais. Entre as áreas da docência Educação Física aprece como a de maior escolha. A escolha por ser professor é seguido do atributo de realização pessoal, seguido de perfil pessoal e identificação. Assim como a falta de identificação e perfil foram as razões atribuídas pelos que não tem desejo pela docência como profissão. É fundamental realçar que neste estudo não há constatações, mas sim, uma série de pistas e hipóteses exploratórias que podem se constituir em temas ou focos de análise potenciais para novas investigações e comunicar aos tomadores de decisão o que dizem os jovens. Foi bem significativa as manifestações de interesse dos jovens pela carreira docente, com uma percepção positiva sobre o papel do professor entre os dois grupos, dos que consideram a possibilidade de escolha pela docência e o grupo que descarta essa possibilidade entre suas escolhas. Percebemos um contraste entre as percepções sobre a docência e o trabalho docente. Ao mesmo tempo que na ótica dos estudantes a docência é um trabalho nobre, gratificante, permeado de sentimentos de prazer e satisfação; são recorrentes nas falas os comentários sobre as dificuldades dessa atividade. Palavras-chave: Carreira Docente, Estudantes Ensino Médio, Atratividade Referências ALMEIDA, Patrícia Albieri de; TARTUCE, Gisela Lobo B. P., NUNES, Marina Muniz Rossa. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Revista Psicologia: Ensino & Formação, 2014, 5(2): 103-121. ______, Alunos do Ensino Médio e Atratividade da Carreira Docente no Brasil. Revista Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010. GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010 GATTI et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.