Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS CLASSES MULTISSERIADAS DA COMUNIDADE DE BOM JESUS, NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE ANAPU -PA: OS GRANDES DESAFIOS.

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada nas escolas multisseries (hoje denominadas multiano), na comunidade de Bom Jesus, localizadas na zona rural do município de Anapu-Pa, que abordou o contexto histórico das escolas situadas nesta localidade, bem como as dificuldades no processo de aquisição da leitura/escrita por parte dos alunos e dos desafios da pratica docente em classes multisseriadas. Este tipo de arranjo retratam a diversidade que compõe a comunidade do campo e essas escolas atendem crianças e jovens, com diferentes níveis de aprendizagem, em diferentes series, ocupando o mesmo espaço e disputando a atenção de um único professor. As escolas situadas no campo, na Amazônia, advêm da imposição do modelo centrado nos grandes centros urbanos, e apresentam problemas relacionado a infraestrutura, não oferecem boas condições de trabalho e nem ofertam formação docente continuada, predominando assim as famosas conflitantes classes multisseriadas (HAGE,2009,2011). Autores como Hage (2011), Arroyo (2006), Leite (1999), Junior e Neto (2011) dentre outros, destacam em suas pesquisas/ estudos que a escola no meio rural, e as populações do campo sofrem com o descaso do estado em relação à implantação de escolas, pois as poucas que existem são ou foram fundadas pelas próprias comunidades, que se organizaram para criar as escolas conhecidas pelo sistema de multisseriação (multiano). Para este estudo adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, por permitir uma interação do pesquisador com os sujeitos envolvidos, sendo realizada a entrevista semiestruturada com os professores afim de, obter as informações necessárias, bem como a observação em lócus (Godoy, 1980; Minayo, 2003). Como resultado constatou-se que essas escolas são formadas, em muitos casos, por uma sala de aula e um docente que atende entre quinze e vinte e cinco alunos, em diferentes faixas etárias e escolaridade, ao mesmo tempo. Além da atribuição de professor, acabam acumulando outras funções como a limpeza do ambiente e a incumbência de preparar a merenda escolar, ou seja, o professor não se dedica somente ao processo de ensino-aprendizagem, mas temseu tempo sobrecarregado de outras tarefas que não deveriam fazer parte da sua função, levando-o a não desenvolver trabalho satisfatório para ambas as partes (alunos e professores). Nesse contexto, os professores sentem-se angustiados, preocupados, ansiosos, insatisfeitos por pretenderem fazer um trabalho de qualidade, porém ao assumirem os muitos papeis exigidos pelas classes multisseriadas, acabam cumprindo apenas parcialmente o planejamento proposto pela secretaria de educação do município. Nesta modalidade de escola, existem fatores que interferem diretamente nesse processo como, a estrutura da escola, a falta do acompanhamento da família, a falta de material pedagógico, currículo isolado da realidade, a falta da merenda, as longas caminhas diárias até a escola, o interesse do próprio do aluno pelo estudo, dentre outros, contribuem para o desencantamento com o ato de aprender. Conclui-se que a educação voltada para o campo ainda tem um longo caminho a ser percorrido. É neste sentido, é necessário repensarmos as políticas públicas educacionais e sobre tudo o papel docente nestas comunidades, seu reconhecimento e a valorização profissional por parte dos governos municipais. Já sabe-se que há diversos fatores que interferem no processo da alfabetização das populações do campo como a ausência de políticas públicas voltadas para suas especificidades, acompanhamento pedagógico adequado, modelo curricular descontextualizado da realidade dos sujeitos, a infraestrutura e a insuficiência de investimentos por parte do poder público. Tais fatores são cruciais, que aliados a outros vem contribuindo para o insucesso da alfabetização dessas crianças e, que precisa urgentemente serem superados. No entanto, apesar passarem por essas dificuldades, os professores que ali trabalham, utilizam-se dos materiais disponíveis na escola e na própria comunidade para promover o processo de aprendizagem. Palavras-chave: Desafios; Professores; Multisserie;

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