Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O DESAFIO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA

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Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica (CAPES, 2018). Para esse estudo, inicialmente, apresentou-se uma definição do que é uma política pública; a quem cabe a responsabilidade de planejá-la e com qual finalidade, pois, não há neutralidade quando se propõe uma política pública, todavia, ao chegar no local em que é implantada se adequa as especificidades e aos interesses daqueles que a estão implementando. Vale ressaltar que, enquanto tema contemporâneo, as Políticas Públicas consistem em um campo do saber em construção. Esta concepção fundamentou a investigação que foi desenvolvida, reconheceu-se que as mesmas constituem-se um campo de estudo da pesquisa social em desenvolvimento. Deste modo, faz-se necessário compreender a dinâmica e os principais determinantes das Políticas Públicas, inclusive, seu desenho conceitual no sentido de facilitar a produção científica nessa temática (COHEN; FRANCO, 2008). Para esta discussão, utilizou-se o aporte teórico de Azevedo (2004); Souza (2008); Cohen e Franco (2008); Muller e Surel (2002) e Diógenes (2011), entre outros, para caracterizar uma política pública. Na segunda parte do texto, ocorreu uma discussão teórica acerca do que implica o planejamento de uma política educacional para a formação do professor, expondo o programa Residência Pedagógica como uma política contemporânea que tem o intuito da integralidade teoria e prática na formação inicial dos estudantes das Licenciaturas, para o diálogo nesse viés se reportou a Nóvoa (1995) ; Freire (1996); Pimenta (2012; 2002). De acordo com Pimenta (2012), a experiência na escola exige do discente uma preparação teórica para atuação prática nesse espaço, possibilitando a interação e a vivência como fins de aprendizado para sua futura profissionalização, constatando assim que a teoria e prática são indissociáveis: condição fundamental para preparação do educando na transformação da realidade na qual está inserido, relacionar a teoria apreendida na parte teórica do curso de licenciatura a uma prática levará o estudante a tomar decisões que contribuam para sua formação de futuros professores. A metodologia utilizada nesse trabalho é uma pesquisa bibliográfica acerca das políticas educacionais contemporâneas, incluindo como específico, a formação de professores nas licenciaturas das universidades brasileiras, propondo diálogos com autores críticos para a concretude do programa nas escolas públicas do país. Para finalizar esse estudo, foram propostos alguns encaminhamentos que viabilizem uma formação de professores para uma perspectiva crítica, criativa e reflexiva, indo de encontro as políticas de caráter meritocrático e de regulação, este pressuposto será dialogado com a perspectiva histórico crítica de Saviani (2013). É importante salientar que a pretenção dessa pesquisa é contribuir de alguma forma para as discussões e reflexões a respeito do programa Residênica Pedagógica. Palavras - chave: Política Educacional, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professor, Professor reflexivo. Referências Bibliográficas COHEN, E. & FRANCO, R. 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Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica (CAPES, 2018). Para esse estudo, inicialmente, apresentou-se uma definição do que é uma política pública; a quem cabe a responsabilidade de planejá-la e com qual finalidade, pois, não há neutralidade quando se propõe uma política pública, todavia, ao chegar no local em que é implantada se adequa as especificidades e aos interesses daqueles que a estão implementando. Vale ressaltar que, enquanto tema contemporâneo, as Políticas Públicas consistem em um campo do saber em construção. Esta concepção fundamentou a investigação que foi desenvolvida, reconheceu-se que as mesmas constituem-se um campo de estudo da pesquisa social em desenvolvimento. Deste modo, faz-se necessário compreender a dinâmica e os principais determinantes das Políticas Públicas, inclusive, seu desenho conceitual no sentido de facilitar a produção científica nessa temática (COHEN; FRANCO, 2008). Para esta discussão, utilizou-se o aporte teórico de Azevedo (2004); Souza (2008); Cohen e Franco (2008); Muller e Surel (2002) e Diógenes (2011), entre outros, para caracterizar uma política pública. 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Avaliação de Projetos Sociais. 8ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008. DIÓGENES, Elione M. N. Avaliação de Políticas Públicas: Interface entre Educação e Gestão Escolar. Maceió: EDUFAL, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 7ª, São Paulo: Paz e Terra, 1996. KERSTENETZKY, Célia Lessa. Políticas Sociais: focalização ou universalização? Revista de economia política, vol. 26, nº 4 (104), p. 564-574, outubro-dezembro/2006. MULLER, P. e SUREL, Y. Análise das políticas públicas; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. Pelotas: EDUCAT, 2002. NOVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. Porto - Portugal. Port.1995. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na Formação de Professores.5.ed.São Paujo: Cortez, 2002 ______, A prática de Ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013 SOUZA, Celina. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: o desafio de uma política pública educacional contemporânea Maria das Graças Correia Gomes gracac.gomes@uneal.edu.br UNEAL Maria Edna Porangaba do Nascimento UNEAL Juliana de Santana Novais UNEAL Eixo temático: Políticas Educacionais, Avaliação e Currículo Resumo A produção deste texto teve como intuito promover uma discussão teórica sobre a materialização de uma política educacional de formação de professor, o Programa de Residência Pedagógica, uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica (CAPES, 2018). Para esse estudo, inicialmente, apresentou-se uma definição do que é uma política pública; a quem cabe a responsabilidade de planejá-la e com qual finalidade, pois, não há neutralidade quando se propõe uma política pública, todavia, ao chegar no local em que é implantada se adequa as especificidades e aos interesses daqueles que a estão implementando. Vale ressaltar que, enquanto tema contemporâneo, as Políticas Públicas consistem em um campo do saber em construção. Esta concepção fundamentou a investigação que foi desenvolvida, reconheceu-se que as mesmas constituem-se um campo de estudo da pesquisa social em desenvolvimento. Deste modo, faz-se necessário compreender a dinâmica e os principais determinantes das Políticas Públicas, inclusive, seu desenho conceitual no sentido de facilitar a produção científica nessa temática (COHEN; FRANCO, 2008). Para esta discussão, utilizou-se o aporte teórico de Azevedo (2004); Souza (2008); Cohen e Franco (2008); Muller e Surel (2002) e Diógenes (2011), entre outros, para caracterizar uma política pública. Na segunda parte do texto, ocorreu uma discussão teórica acerca do que implica o planejamento de uma política educacional para a formação do professor, expondo o programa Residência Pedagógica como uma política contemporânea que tem o intuito da integralidade teoria e prática na formação inicial dos estudantes das Licenciaturas, para o diálogo nesse viés se reportou a Nóvoa (1995) ; Freire (1996); Pimenta (2012; 2002). De acordo com Pimenta (2012), a experiência na escola exige do discente uma preparação teórica para atuação prática nesse espaço, possibilitando a interação e a vivência como fins de aprendizado para sua futura profissionalização, constatando assim que a teoria e prática são indissociáveis: condição fundamental para preparação do educando na transformação da realidade na qual está inserido, relacionar a teoria apreendida na parte teórica do curso de licenciatura a uma prática levará o estudante a tomar decisões que contribuam para sua formação de futuros professores. A metodologia utilizada nesse trabalho é uma pesquisa bibliográfica acerca das políticas educacionais contemporâneas, incluindo como específico, a formação de professores nas licenciaturas das universidades brasileiras, propondo diálogos com autores críticos para a concretude do programa nas escolas públicas do país. Para finalizar esse estudo, foram propostos alguns encaminhamentos que viabilizem uma formação de professores para uma perspectiva crítica, criativa e reflexiva, indo de encontro as políticas de caráter meritocrático e de regulação, este pressuposto será dialogado com a perspectiva histórico crítica de Saviani (2013). É importante salientar que a pretenção dessa pesquisa é contribuir de alguma forma para as discussões e reflexões a respeito do programa Residênica Pedagógica. Palavras - chave: Política Educacional, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professor, Professor reflexivo. Referências Bibliográficas COHEN, E. & FRANCO, R. Avaliação de Projetos Sociais. 8ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008. DIÓGENES, Elione M. N. Avaliação de Políticas Públicas: Interface entre Educação e Gestão Escolar. Maceió: EDUFAL, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 7ª, São Paulo: Paz e Terra, 1996. KERSTENETZKY, Célia Lessa. Políticas Sociais: focalização ou universalização? Revista de economia política, vol. 26, nº 4 (104), p. 564-574, outubro-dezembro/2006. MULLER, P. e SUREL, Y. Análise das políticas públicas; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. Pelotas: EDUCAT, 2002. NOVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. Porto - Portugal. Port.1995. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na Formação de Professores.5.ed.São Paujo: Cortez, 2002 ______, A prática de Ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013 SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006. ______. "Estado do campo" da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.18, nº 51, fevereiro de 2003. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica acesso em 16 de outubro de 2018.

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