O PIBID-Programa institucional de bolsas de iniciação à docência tem como um dos objetivos principais o incentivo da formação de docentes em nível superior para a educação básica, assim como, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica e uma relação entre teoria e prática, como elemento fundamental para uma boa formação. De acordo com o Censo da Educação Superior-2016, apesar do número de alunos matriculados em cursos de licenciatura ter aumentados nos últimos anos, esse número ainda é minoria dentre os alunos matriculados nesse nível de ensino. O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", vem, desde sua criação, colaborando como um dos responsáveis pela formação de professores para a educação básica, uma vez que, de acordo ainda com dados do Censo da educação superior-2016, a maior parte dos alunos matriculados no ensino superior na modalidade a distância é formada por alunos de licenciatura, em todas as áreas do conhecimento. Onde essa formação de professores para rede básica através do sistema UAB, se dá, principalmente, fora dos grandes centros. Em janeiro de 2017 uma pesquisa com os discentes, foi realizada pelo sistema UAB. Nessa pesquisa, foram constatados alguns fatos importantes dentre os alunos que responderam. A maior parte dos alunos matriculados na modalidade a distância no sistema UAB, não atua ainda na educação básica, ou seja, não tem experiência docente, e o segundo fato que chamou atenção foi que mesmo sendo essa modalidade mais flexível em relação a horários, um dos principais fatores de desistência de alunos da modalidade a distância em todas as regiões do país, é a dificuldade de conciliar trabalho e estudo. Sendo assim, vemos no PIBID um programa que pode ajudar não só na boa formação do professor da rede básica, dando a esses alunos experiência e vivência de escola, que é o objetivo principal do programa, como também atua diretamente na questão da permanência do aluno do curso de licenciatura, uma vez que com o auxílio financeiro que o aluno participante do programa recebe, a dificuldade de conciliar trabalho e estudo não se faz necessária. O Rio Grande do Norte, estado situado na região nordeste do Brasil em que sua maior parte territorial está localizada na região do semiárido brasileiro, a situação educacional em relação a índices como o IDEB é bem inferior à média do Brasil. Enquanto a média total no Brasil nos anos finais do ensino fundamental é 4.5, a média do Rio Grande do Norte nas mesmas séries é 3.2. A região Oeste potiguar, é segunda região mais populosa do estado, região essa onde fica localizada a Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA. Mossoró é o município maior dessa região, e é onde a situação educacional é um pouco melhor, o IDEB do 4.7, maior que a média nacional. O que infelizmente não é verdade para os outros municípios dessa região. O município de Caraúbas tem IDEB 3.9 e Grossos 3.7, todos com índice abaixo da média nacional. Nesse contexto, na UFERSA, em 2011, foram aprovados dois subprojetos do PIBID da licenciatura em matemática. Esse PIBID foi executado nos anos de 2011 a 2013, com alunos do início do curso na modalidade a distância e alunos do Plano Nacional de Formação de Professores-PARFOR. Neste trabalho, vamos relatar essa experiência e verificar o quão importante foi o PIBID para formação inicial dos alunos da EAD da UFERSA e para a permanência desses alunos no curso de licenciatura. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão sistemática de literatura, buscando identificar relatos de experiência sobre outros projetos do PIBID que incluíssem alunos de cursos à distância. Analisamos os dados de permanência no curso da licenciatura a distância e concluímos que o índice de desistência no curso de licenciatura na modalidade a distância na UFERSA entre os alunos que fizeram parte do PIBID por dois anos durante sua formação, foi muito menor que o índice de desistência dos que não fizeram parte do programa. Assim como, o índice de alunos que concluíram o curso é maior dentre os que participaram do PIBID. Concluímos assim que o PIBID não tem somente uma importância na melhoria da formação inicial dos professores da rede básica, mas também é um agente importante na redução da evasão desses alunos nos cursos de licenciatura, no contexto da educação a distância. Palavras-chave: PIBID, Educação a distância, Educação básica, Formação de professores Referências CAPES. (28 de setembro de 2018). Educação a distância. Fonte: Fundação CAPES Ministério da Educação: http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia INEP. (31 de agosto de 2017). Censo da Educação Superior-2016. Fonte: portal.inep.gov.br: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206 INEP. (28 de Setembro de 2018). IDEB. Fonte: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica SILVA, K. C.; COSTA, M. N. D.. O uso de jogos digitais como objetos de aprendizagem no ensino da matemática: uma proposta para as escolas públicas do semiárido potiguar. In: RAABE, A. L. A.; GOMES, A. S.; BITTENCOURT, I. I.; PONTUAL, T.. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem (Série professor criativo, IV). Recife: Pipa Comunicação, 2016. pp. 374-409. Sistema UAB. (11 de Janeoiro de 2018). Resultado da pesquisa com estudantes do Sistema UAB. Fonte: Fundação CAPES Ministério da Educação: http://www.capes.gov.br/uab/resultados-da-pesquisa-com-os-estudantes-do-sistema-uab