A formação de professores para o exercício da docência requer o conhecimento e a experiência das variáveis que configuram a prática educativa. Partindo dessa premissa objetiva-se problematizar os fundamentos pedagógicos que orientam o processo formativo dos estudantes de licenciatura em Pedagogia no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Tocantis (UFT). Nosso interesse por essa temática advém da participação e envolvimento como docentes atuantes enquanto formadores no programa em pauta, bem como do compromisso de articular teoria e prática vivenciadas na escola. Salientando assim, quanto a importância da aproximação universidade x escola, enquanto campo de conhecimento, haja vista que, no tocante a formação de professores, a práxis docente é realizada em contextos escolares, principalmente na rede pública de ensino, nas quais se encontra a grande maioria dos estudantes da educação básica do nosso país, assim como coloca Pimenta (2014), ao mencionar a importância do estágio nos cursos de formação, surgindo uma reconfiguração a partir da pesquisa de estudiosos e pesquisadores pois o "estágio na aproximação colaborativa entre a instituição formadora de nível superior e as escolas da rede de ensino" (p.9), contribui significativamente para a redução desse espaço entre as instituições de ensino. A discussão teórico-conceitual dos temas formação, prática educativa e aprendizagem significativa se apoia em Pimenta e Almeida (2014), Zabala (1988) e Ausubel (1980) respectivamente. Além disso, buscou-se fundamentação nos pressupostos de inovação e criatividade conforme Behrens (1999) e Suano (2014), para balizar a prática pedagógica. O procedimento metodológico adotado para esse trabalho foram a pesquisa bibliográfica e a observação dos eventos de capacitação e ambientação realizados pelos alunos-residentes, professoras preceptoras e professores-orientadores. De forma sintética, as atividades de formação aconteceram por meio de estudo e reflexão sobre formação, estágio, prática educativa e aprendizagem significativa. Nas primeiras seções de capacitação dos alunos-residentes enfatizou-se a análise do conceito de formação, de estágio e de prática educativa, conforme descrição de Pimenta (2004) e Zabala (1998). Por formação e estágio entendemos, assim como Pimenta, o conjunto de atividades teórico e prática que visam a mudança da prática educativa. Segundo Pimenta (2004) a incompreensão dos conceitos de prática e teoria e a inadequada relação entre elas resultam em um empobrecimento das práticas nas escolas. Tal fato evidencia a necessidade de explicitar por que o estágio é teoria e prática (p. 34). O domínio desses conceitos permite ampliar nossa visão de prática e docência. Outro tema que mereceu atenção foi o de prática educativa. Segundo Zabala a prática não se reduz às ações dos professores. Ela obedece a "múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc." (p.16). Ou seja, apesar de ser algo fluído, fugidio, difícil de limitar com coordenadas simples" precisamos aprendê-la a partir de referenciais validados na prática. Outra temática abordada na capacitação foi a noção de aprendizagem significativa elaborada por Ausubel (1980). Vimos que o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo da vida e em seu processo educativo atua como filtro para futuras aprendizagens, o que pode favorecer o trabalho pedagógico do professor e dos alunos no seu desempenho cognitivo. Outro aspecto julgado relevante nesse processo de formação foi a construção de um roteiro para subsidiar a realização de um diagnóstico da prática educativa. Esse instrumento de análise da prática contemplou aspectos basilares como o planejamento didático, relação conteúdo-forma, sequências didáticas e avaliação do processo ensino-aprendizagem. No momento, os alunos-residentes estão realizando atividades de ambientação na escola-campo. São atividades que contemplam o conhecimento da organização escolar, da convivência com os profissionais da gestão e do ensino, bem como a interação com professores e alunos no cotidiano da sala da aula. Diante do que foi realizado até aqui constatou-se, uma mudança no entendimento do conceito de prática educativa, para além da dimensão estritamente didática. Outra percepção foi o envolvimento e participação ativa dos alunos-residentes nas atividades de ambientação na escola-campo. Vale ressaltar, que para as preceptoras não está sendo diferente quanto ao envolvimento e a participação nas atividades realizadas durante o Programa de Residência Pedagógica, o qual, promoveu-nos uma atitude investigativa, levando-nos a pensar a prática, problematizá-la, teorizá-la e buscar sua aplicabilidade, pois no contexto da sala de aula acontecem muitas coisas e de maneira imprevista, o que dificulta a tentativa de encontrar referenciais para racionalizar a prática. Levando em consideração a grande complexidade relacionada ao processo educativo, percebe-se que é através da avaliação, que a compreensão inicial do professor sobre a situação-problema se transforma. Nesse sentido, qualquer professor que queira melhorar sua prática entende que é necessário que o corpo docente disponha e utiliza de fundamentação para nortear o seu trabalho e o auxilie na interpretação dos fatos e acontecimentos em sala de aula. Observou-se ainda que o Programa em questão poderá favorecer a melhoria da prática educativa a partir do conhecimento estruturado das variáveis que nela intervêm bem como da reflexão que se realiza sobre a experiência vivida, concluindo assim, que melhorar a prática educativa para qualquer profissional que almeje ser mais competente esse objetivo obrigatoriamente perpassa pelo conhecimento (das variáveis que intervêm na prática) e a experiência para dominá-las. Palavras-chave: formação de professores, prática educativa, residência pedagógica. Referências ALMEIDA. Maria Isabel de. & PIMENTA Selma Garrido (Orgs.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos - São Paulo: Cortez, 2014. AUSUBEL. David P. & NOVAK. Joseph D. & HANESIAN. Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Interamericana. 1980. BEHRENS, Marilda. Prática Pedagógica e o desafio do Paradigma Emergente.1999 PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. SUANO, Marilza.V.R. Reorganizando o Trabalho Docente na Educação Superior: Inovações didáticas. In: Didática e formação de Professores: perspectivas Inovadoras. Marilza Suano e Núria Rajadell (org). Goiânia:CEPED Goiânia - Goiás - 2012. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala;Trad. Ernani F. da F. Rosa - Porto Alegre : ArtMed, 1998.