FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ARTICULAÇÃO ESCOLA X UNIVERSIDADE: INTENÇÃO E RESULTADO PARCIAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFT
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Salientando assim, quanto a importância da aproximação universidade x escola, enquanto campo de conhecimento, haja vista que, no tocante a formação de professores, a práxis docente é realizada em contextos escolares, principalmente na rede pública de ensino, nas quais se encontra a grande maioria dos estudantes da educação básica do nosso país, assim como coloca Pimenta (2014), ao mencionar a importância do estágio nos cursos de formação, surgindo uma reconfiguração a partir da pesquisa de estudiosos e pesquisadores pois o "estágio na aproximação colaborativa entre a instituição formadora de nível superior e as escolas da rede de ensino" (p.9), contribui significativamente para a redução desse espaço entre as instituições de ensino. A discussão teórico-conceitual dos temas formação, prática educativa e aprendizagem significativa se apoia em Pimenta e Almeida (2014), Zabala (1988) e Ausubel (1980) respectivamente. Além disso, buscou-se fundamentação nos pressupostos de inovação e criatividade conforme Behrens (1999) e Suano (2014), para balizar a prática pedagógica. O procedimento metodológico adotado para esse trabalho foram a pesquisa bibliográfica e a observação dos eventos de capacitação e ambientação realizados pelos alunos-residentes, professoras preceptoras e professores-orientadores. De forma sintética, as atividades de formação aconteceram por meio de estudo e reflexão sobre formação, estágio, prática educativa e aprendizagem significativa. Nas primeiras seções de capacitação dos alunos-residentes enfatizou-se a análise do conceito de formação, de estágio e de prática educativa, conforme descrição de Pimenta (2004) e Zabala (1998). Por formação e estágio entendemos, assim como Pimenta, o conjunto de atividades teórico e prática que visam a mudança da prática educativa. Segundo Pimenta (2004) a incompreensão dos conceitos de prática e teoria e a inadequada relação entre elas resultam em um empobrecimento das práticas nas escolas. Tal fato evidencia a necessidade de explicitar por que o estágio é teoria e prática (p. 34). O domínio desses conceitos permite ampliar nossa visão de prática e docência. Outro tema que mereceu atenção foi o de prática educativa. Segundo Zabala a prática não se reduz às ações dos professores. Ela obedece a "múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc." (p.16). Ou seja, apesar de ser algo fluído, fugidio, difícil de limitar com coordenadas simples" precisamos aprendê-la a partir de referenciais validados na prática. Outra temática abordada na capacitação foi a noção de aprendizagem significativa elaborada por Ausubel (1980). 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David P. & NOVAK. Joseph D. & HANESIAN. Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Interamericana. 1980. BEHRENS, Marilda. Prática Pedagógica e o desafio do Paradigma Emergente.1999 PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. SUANO, Marilza.V.R. Reorganizando o Trabalho Docente na Educação Superior: Inovações didáticas. In: Didática e formação de Professores: perspectivas Inovadoras. Marilza Suano e Núria Rajadell (org). Goiânia:CEPED Goiânia - Goiás - 2012. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala;Trad. Ernani F. da F. Rosa - Porto Alegre : ArtMed, 1998." 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