CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA Adalberto Junior da Luz Regis[1]/adalbertoregis1506@hotmail.com/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Sílvia Monteiro de Assunção Carvalho[2]silviacarvalho747@gmail.com/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Luana Mateus de Sousa[3]lulu_matheus@hotmail.com/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Ana Lucia Nobre da Silveira[4]alns_prof@yahoo.com.br/instituição Elcimar Martins Simão [5]elcimar@unilab.edu.br/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Eixo Temático: (Formação inicial e continuada de professores-com ênfase na análise de experiência, programas e políticas) Agência Financiadora: (FUNCAP) Resumo Este trabalho circunscreve-se no âmbito de projeto de iniciação científica, intitulado "Formação inicial de professores de biologia: uma análise a partir do estágio curricular supervisionado do ensino médio", que objetiva investigar as contribuições e os desafios do estágio curricular supervisionado para a formação inicial de professores de biologia e analisar o potencial formativo das ações desenvolvidas no estágio supervisionado por meio de integração entre escolas do ensino médio e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo de natureza qualitativa tem sua efetivação junto aos licenciandos em do curso de Ciências Biológicas, que estão cursando o Estágio Curricular Supervisionado III, no Ensino Médio. Para tanto, utilizou como estratégias para a coleta de dados a observação participantes e a realização de entrevistas com os estagiários. Vale referir que o Estágio Supervisionado é parte obrigatória dos cursos de licenciatura e se insere na vida de futuros docentes como uma experiência essencial para o desenvolvimento de sua carreira, possibilitando a compreensão da relação entre teoria e prática experienciada na formação acadêmica; oportunizando a base do conhecimento pedagógico e propiciando uma interligação real com as situações educativas, analisando-as, renovando-as e equilibrando teoria e prática (IMBERNÓN, 2011). Assim, o estágio, torna-se imprescindível na articulação entre o conhecimento específico e pedagógico, considerando as especificidades da formação pedagógica na área de Biologia, tanto na formação inicial como contínua (PIMENTA; ANASTASIOU, 2010, p. 84). Deste modo o estágio possibilita uma base formativa para que os licenciandos possam se apropriar teórica e metodologicamente das políticas públicas voltadas à educação e dos contextos próprios da escola, compreendendo suas perspectivas e dificuldades. O estágio como reflexão da práxis possibilita aos alunos que ainda não exercem o magistério aprender com aqueles que já possuem experiência na atividade docente (PIMENTA; LIMA, 2017, p. 103). Neste sentido, compreende-se que a atividade investigativa promovida com a realização deste estudo favorece momentos reflexivos, por meio do diálogo entre os sujeitos e os conhecimentos teóricos já produzidos. O Estágio Supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas da UNILAB está dividido em quatro disciplinas e perfaz um total de 405h/a, assim distribuídas: Estágio Supervisionado I (90h), Estágio Supervisionado II (90 h), focados no Ensino Fundamental; Estágio Supervisionado III (105 h), Estágio Supervisionado IV (120h), focados no Ensino Médio. Acompanhando a turma desde o Estágio Curricular Supervisionado I, temos observado que, durante o primeiro estágio supervisionado, os licenciandos, ficam bem motivados com a imersão no chão da escola, conhecendo-a de modo mais amplo em diálogo com os fundamentos em que o estágio supervisionado se assenta e com as reflexões sobre a prática durante os espaços-tempos oportunizados durante as aulas na universidade. De modo distinto, essa motivação vai se reduzindo ou levantando diversos outros questionamentos quando os licenciandos se encontram no Estágio Supervisionado II, primeiramente, observando as práticas pedagógicas de um docente de Ciências, refletindo na universidade e, posteriormente, desenvolvendo a regência nas escolas. De modo geral, os licenciandos relatam que a indisciplina dos estudantes, desrespeito para com os colegas e o próprio professor da escola campo são fatores que desestimulam os estagiários, levando-os a se questionarem sobre o exercício da docência em um futuro próximo. O momento de reflexão na universidade se configura como crucial, pois o diálogo com as teorias, a escuta sensível das vivências dos vários colegas nas escolas e a mediação feita pelos professores, analisando não apenas os desafios, mas também buscando as possibilidades no trabalho desenvolvido na escola mobilizam os estagiários a seguirem firmes na disciplina, na escola campo e, quiçá, no futuro exercício do magistério, contribuindo, desse modo, para a formação inicial de futuros professores de Ciências no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio. Os estágios supervisionados I e II ficaram circunscritos em escolas dos anos finais do Ensino Fundamental de Acarape e Redenção, municípios que contam com campus da UNILAB no Maciço de Baturité-CE. Durante o Estágio Supervisionado III, no Ensino Médio, além dos dois citados municípios, os estudantes também atuaram em mais quatro cidades que celebraram convênio com a UNILAB, quais sejam: Aracoiaba, Barreira, Baturité e Guaiúba. Os resultados revelam que o estágio supervisionado pode contribuir de forma significativa no desenvolvimento da prática docente de futuros professores de Ciências Biológicas. Durante esse período, o licenciando exerce a docência perpassando as diversas áreas de conhecimento da Biologia como, zoologia, botânica, genética, evolução, dentre outras. Nesse contexto, urge referir a importância do estágio como pesquisa, visando contribuir para a compreensão da necessidade de articulação entre o conhecimento específico e pedagógico, tendo em vista que a especificidade da formação pedagógica, tanto inicial como contínua, não é refletir sobre o que se vai fazer, nem sobre o que se deve fazer, mas sobre o que se faz (PIMENTA; ANASTASIOU, 2010). O estágio supervisionado, portanto, não pode ser compreendido como mera disciplina curricular. Ele ultrapassa essa questão e possibilita aos futuros docentes, no contexto real da escola, a possibilidade de re/des/construir saberes vários. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Biologia, Professor, Maciço de Baturité Referências: IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.