PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UECE Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro/ renata.russo@uece.br /Universidade Estadual do Ceará-UECE Rachel Rachelley Matos Monteiro/rachel.monteiro@aluno.uece.br /Universidade Estadual do Ceará-UECE Alana Dutra do Carmo/alana.dutra@aluno.uece.br /Universidade Estadual do Ceará-UECE Matheus Paiva Serpa Barroso/matheus.paiva@aluno.uece.br b/Universidade Estadual do Ceará-UECE Nathália Araújo Carneiro/nathalia.araujo@aluno.uece.br /Universidade Estadual do Ceará-UECE Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo A formação dos professores constitui-se como fundamental para perceber os caminhos e as práticas exercidas no trabalho pedagógico. O trabalho situa-se na área de formação de professores e faz parte das discussões no grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE, refletindo sobre a constituição da formação, dos saberes e das práticas de ensino dos professores da disciplina de Didática dos cursos de licenciatura da UECE. A problemática da formação docente situa-se na identidade profissional, na política docente para a formação inicial e continuada e nos saberes específicos da profissão constituídos no percurso formativo. O exercício do magistério entendido como uma atividade complexa tem como pressuposto o campo de atuação profissional mobilizada nas práticas pedagógicas considerando a estreita relação com o contexto histórico inseridos numa determinada realidade social. Refletir sobre a formação de professores na sociedade contemporânea torna-se importante partindo das análises sobre as concepções sociais e políticas da profissão docente e sua relação com a trajetória do trabalho do professor que emerge do campo histórico e educacional tecido dentro e fora das instituições de ensino superior. Os sentidos e significados da profissão docente, direcionam ao percurso formativo constituídos na mobilização dos saberes docentes e elaborados na ação educativa, que possibilita à reflexão sobre ação pedagógica compreendendo novos modelos de organização da profissão apropriando-se da ideia de que "a identidade profissional é essencial para que os professores se apropriem dos processos de mudanças e os transformem em práticas concretas de intervenção". (NÓVOA, 2009, p. 21). Durante muito tempo pensou-se que para ser professor precisava apenas ter conhecimento acerca de um determinado assunto, hoje sabemos que para ser docente, é preciso conhecer os elementos e estudos necessários sobre o "ensinar". A Política Nacional da Formação de Professores para a Educação Básica tem como base as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Nº 9396/96) que institui que os cursos de formação de professores devem ser organizados com base nas diretrizes curriculares atento ao Título IV: Profissionais da Educação. (BRASIL, 1996). Compreender os caminhos formativos e o diálogo com a disciplina de Didática nos cursos de licenciatura, entende-se como um repertório de conhecimentos construídos na formação do "ser professor", em especial, a constituição de um repertório de conhecimentos e saberes acerca da ação docente. Nessa perspectiva, as instituições de ensino superior constituem-se como o lócus privilegiado para a produção, socialização e apropriação dos conhecimentos científicos. Este estudo teve como objetivo analisar o percurso formativo dos professores da disciplina de Didática nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como objeto de estudo o percurso formativo dos docentes. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com estudo de caso utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, usando a postura cartográfica. A postura metodológica nesse estudo "[...] consiste no acompanhamento de processos" (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), que pretende não somente atingir os objetivos da pesquisa, mas o foco está em observar e compreender as decisões tomadas pelos professores e as possíveis consequências de suas escolhas no campo da docência universitária. Nesse sentido, cartografar a formação, os saberes e as práticas de ensino dos professores de Didática nos possibilita inicialmente "[...] mergulharmos nos afetos que permeiam os contextos e as relações que pretendemos conhecer, permitindo ao pesquisador também se inserir na pesquisa e comprometer-se com o objeto pesquisado". Romagnoli (2009, p. 170). As referências do estudo foram Tardif (2010), Gauthier (2013), Pimenta e Anastasiou (2002), Passos; Kastrup; Escóssia (2015), dentre outros autores. A pesquisa documental foi realizada nos curriculum lattes dos professores investigados para identificar suas atividades no campo do ensino, pesquisa e extensão. A discussão dos resultados da pesquisa se fundamentou na argumentação que o percurso formativo dos professores da disciplina de Didática se constitui durante sua trajetória pessoal e profissional sendo revelados nas atividades nas instituições e acadêmicas no decorrer de seu caminho na docência universitária, se constituindo num processo de formação docente. Nesse sentido, discussão sobre o percurso formativo dos professores tem mobilizado estudos e pesquisas sobre a formação docente no ensino superior visando à melhoria da educação básica. Conclui-se que a formação de professores de Didática é mobilizada nas práticas de ensino tecida nas tramas das relações sociais e profissionais durante sua trajetória na docência universitária. Palavras-chave: Percurso formativo. Didática. Licenciatura. Referências BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996. BRASIL. 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