OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS Clara Alice Dos Santos Chucre/claraalysf@gmail.com/UFRA Alda Beatriz Fernandes De Sousa/UFRA Daniela Do Rosário Da Silva/UFRA Victória Raime Farias Do Nascimento/UFRA Tainan Amorin Santana/UFRA Luiz Cláudio Melo /UFRA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Este trabalho é um relato de experiência vivenciado por alunos graduandos do curso de licenciatura em Biologia que objetiva verificar a contribuição da paródia "Olha a Escovação", com o intuito de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem sobre saúde bucal, contudo tivemos essa pequena experiência com a docência, de ter tido esse contato de aluno e professor ao mesmo tempo, em forma de apresentação musical, tendo que nos adequar com o ambiente em que faríamos a atividade e ter um breve conhecimento da sua realidade e cultura, Entretanto com os alunos, tínhamos como objetivo chamar a atenção para os conteúdos educativos que queríamos mostrar, de modo que pudessem estudar e se divertir simultaneamente, para complementar LUNA et al (2016), diz que o educador deve criar estratégias e atitudes como iniciativa, determinação, espírito crítico, dedicação e responsabilidade, contudo, isso o fará um profissional de destaque na área da educação e Bazzo (2000) confirma que não há um modo perfeito para o ensino, os alunos sempre iram enfrentar a dificuldade dos assuntos trabalhados, mas sempre haverá métodos potencialmente mais favoráveis do que outros, dentre esses métodos, acreditamos que a paródia pode ser um em potencial, pois de acordo com LUNA et al (2016), a paródia se revela um aliado didático de suma importância como tática no processo de ensino e aprendizagem, porque apresenta condições que colaboram na ampliação intelectual e cultural dos estudantes. O presente relato foi fruto de uma aula prática realizada no município de Colares/Pará, na qual visitamos uma escola municipal onde toda a turma foi convidada para apresentar paródias sobre um tema social, buscando abordá-lo de modo que relacionasse com a vivência dos alunos, que eram crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, aproximadamente. A turma se dividiu em grupos, e cada grupo ficou responsável por, com antecedência, construir uma paródia, a fim de ensinar e sensibilizar as crianças sobre a temática escolhida, diante disso foram construídas as seguintes paródias: "Sua Casa" (Pablo Vittar, Anitta e Major Lazer - Sua Cara), que falava sobre como o meio ambiente e como ele deveria ser preservado, "Alimentação" (Anitta, Wesley Safadão e Nego do Borel - Você partiu meu coração), que falava sobre ter uma alimentação saudável, "Desperdiçando" (MCZaac - Vai embrazando), que falava sobre como a população desperdiça água, "Higiene" ( Ludmilla - Hoje), que falava sobre a importância de lavar as mãos e como ter uma boa higienização, "Vamos preservação"(Pablo Vittar - K.O), que falava sobre o desmatamento, e a nossa que se chamava "Olha a escovação" (MCKevinho - Olha a explosão), a nossa equipe produziu uma parodia cujo nome era "olha a escovação, que abordava o tema sobre higiene bucal, para a criação da parodia tivemos a preocupação de escolher uma música que estivesse fazendo sucesso naquele momento, e que possuísse um ritmo dançante e animado, buscando chamar a atenção das crianças, na construção da paródia, nos preocupamos em mencionar os elementos principais relacionados à higiene bucal, de forma divertida e como um incentivo aos cuidados com os dentes incentivando a importância da escovação e do uso de elementos fundamentais para a saúde bucal. Para a apresentação, utilizamos playback para sonorização da melodia, onde nós mesmos cantávamos e ensinávamos a paródia para as crianças. Nos preocupamos com o nosso figurino, pois queríamos chamar a atenção das crianças, e envolve-las, por isso, fomos caracterizados de acordo com os elementos presentes na letra, como: enxaguante bucal, escova de dente, creme dental, fio dental, dentista e envolver ainda mais o nosso público, uma das integrantes do grupo se caracterizou como "Fada do Dente", a qual estava sempre próxima deles, interagindo, cantando e fazendo coreografias, com o tema educativo, sendo apresentado de forma lúdica adequado ao público, a apresentação teve resultados positivos, que proporcionaram diversão, ensino e aprendizado usando temas importantes e do cotidiano dos próprios alunos. Esses resultados foram obtidos a partir das anotações feitas em um diário de campo, no qual, escrevíamos todas as sensações e impressões sobre aquela atividade. Diante da experiência vivenciada, percebemos que as paródias são recursos didáticos que buscam chamar a atenção do aluno, como também, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de diversos assuntos, buscando a interação, o desenvolvimento e o despertar do senso crítico, da curiosidade, correlacionando com o cotidiano dos alunos, inovando as práticas voltadas para a educação, para o social, e para educação pessoal de cada aluno. Diante do exposto, concordamos que "a prática musical estimula a percepção, a memória e a inteligência desenvolvendo no "ser" a capacidade de assimilação de conteúdos por meios da sensibilidade. O lado afetivo emocional, quando tocado, contribui para a construção do conhecimento à base da motivação, principalmente quando o educando consegue relacionar letras e sons, trabalhos juntos a música com a realidade cognitiva construída em sala" (FÉLIX; SANTANA; JUNIOR; p.21, 2014). A partir da experiência vivenciada, concluímos que ela contribuiu tanto no âmbito pessoal, quando tivemos contato com a realidade do local onde a escola e um dos campus da UFRA estava instalada, conhecendo a cultura do município, e assim conhecendo a cultura das pessoas que ali moravam, as oportunidades mínimas que os moradores tinham, ofertadas pela escola e a UFRA. Para o âmbito profissional, tivemos contribuição com a ajuda de nossos docentes, que nos orientaram a preparar a atividade para as crianças, usando as paródias como recursos didáticos para a apresentação. Palavras-chave: Paródia; saúde bucal; educação crítica; formação inicial. Referências BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC,1996. LUNA, R. R.; ENO, E. G. J.; CAMINHA, I. S.; LIMA, R.A. A paródia musical como estratégia de ensino e aprendizagem em ciências naturais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 3, p. 24-31, 2016. FÉLIX, G. F. R; SANTANA, H. R. G.; OLIVEIRA JÚNIOR, W. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17-28, 20