OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS
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Resumo Este trabalho é um relato de experiência vivenciado por alunos graduandos do curso de licenciatura em Biologia que objetiva verificar a contribuição da paródia "Olha a Escovação", com o intuito de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem sobre saúde bucal, contudo tivemos essa pequena experiência com a docência, de ter tido esse contato de aluno e professor ao mesmo tempo, em forma de apresentação musical, tendo que nos adequar com o ambiente em que faríamos a atividade e ter um breve conhecimento da sua realidade e cultura, Entretanto com os alunos, tínhamos como objetivo chamar a atenção para os conteúdos educativos que queríamos mostrar, de modo que pudessem estudar e se divertir simultaneamente, para complementar LUNA et al (2016), diz que o educador deve criar estratégias e atitudes como iniciativa, determinação, espírito crítico, dedicação e responsabilidade, contudo, isso o fará um profissional de destaque na área da educação e Bazzo (2000) confirma que não há um modo perfeito para o ensino, os alunos sempre iram enfrentar a dificuldade dos assuntos trabalhados, mas sempre haverá métodos potencialmente mais favoráveis do que outros, dentre esses métodos, acreditamos que a paródia pode ser um em potencial, pois de acordo com LUNA et al (2016), a paródia se revela um aliado didático de suma importância como tática no processo de ensino e aprendizagem, porque apresenta condições que colaboram na ampliação intelectual e cultural dos estudantes. 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Diante da experiência vivenciada, percebemos que as paródias são recursos didáticos que buscam chamar a atenção do aluno, como também, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de diversos assuntos, buscando a interação, o desenvolvimento e o despertar do senso crítico, da curiosidade, correlacionando com o cotidiano dos alunos, inovando as práticas voltadas para a educação, para o social, e para educação pessoal de cada aluno. Diante do exposto, concordamos que "a prática musical estimula a percepção, a memória e a inteligência desenvolvendo no "ser" a capacidade de assimilação de conteúdos por meios da sensibilidade. O lado afetivo emocional, quando tocado, contribui para a construção do conhecimento à base da motivação, principalmente quando o educando consegue relacionar letras e sons, trabalhos juntos a música com a realidade cognitiva construída em sala" (FÉLIX; SANTANA; JUNIOR; p.21, 2014). A partir da experiência vivenciada, concluímos que ela contribuiu tanto no âmbito pessoal, quando tivemos contato com a realidade do local onde a escola e um dos campus da UFRA estava instalada, conhecendo a cultura do município, e assim conhecendo a cultura das pessoas que ali moravam, as oportunidades mínimas que os moradores tinham, ofertadas pela escola e a UFRA. Para o âmbito profissional, tivemos contribuição com a ajuda de nossos docentes, que nos orientaram a preparar a atividade para as crianças, usando as paródias como recursos didáticos para a apresentação. Palavras-chave: Paródia; saúde bucal; educação crítica; formação inicial. Referências BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC,1996. LUNA, R. 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