Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52369
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2660
    "inscrito_id" => 536669
    "titulo" => "OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS"
    "resumo" => " OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS Clara Alice Dos Santos Chucre/claraalysf@gmail.com/UFRA Alda Beatriz Fernandes De Sousa/UFRA Daniela Do Rosário Da Silva/UFRA Victória Raime Farias Do Nascimento/UFRA Tainan Amorin Santana/UFRA Luiz Cláudio Melo /UFRA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Este trabalho é um relato de experiência vivenciado por alunos graduandos do curso de licenciatura em Biologia que objetiva verificar a contribuição da paródia "Olha a Escovação", com o intuito de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem sobre saúde bucal, contudo tivemos essa pequena experiência com a docência, de ter tido esse contato de aluno e professor ao mesmo tempo, em forma de apresentação musical, tendo que nos adequar com o ambiente em que faríamos a atividade e ter um breve conhecimento da sua realidade e cultura, Entretanto com os alunos, tínhamos como objetivo chamar a atenção para os conteúdos educativos que queríamos mostrar, de modo que pudessem estudar e se divertir simultaneamente, para complementar LUNA et al (2016), diz que o educador deve criar estratégias e atitudes como iniciativa, determinação, espírito crítico, dedicação e responsabilidade, contudo, isso o fará um profissional de destaque na área da educação e Bazzo (2000) confirma que não há um modo perfeito para o ensino, os alunos sempre iram enfrentar a dificuldade dos assuntos trabalhados, mas sempre haverá métodos potencialmente mais favoráveis do que outros, dentre esses métodos, acreditamos que a paródia pode ser um em potencial, pois de acordo com LUNA et al (2016), a paródia se revela um aliado didático de suma importância como tática no processo de ensino e aprendizagem, porque apresenta condições que colaboram na ampliação intelectual e cultural dos estudantes. O presente relato foi fruto de uma aula prática realizada no município de Colares/Pará, na qual visitamos uma escola municipal onde toda a turma foi convidada para apresentar paródias sobre um tema social, buscando abordá-lo de modo que relacionasse com a vivência dos alunos, que eram crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, aproximadamente. A turma se dividiu em grupos, e cada grupo ficou responsável por, com antecedência, construir uma paródia, a fim de ensinar e sensibilizar as crianças sobre a temática escolhida, diante disso foram construídas as seguintes paródias: "Sua Casa" (Pablo Vittar, Anitta e Major Lazer - Sua Cara), que falava sobre como o meio ambiente e como ele deveria ser preservado, "Alimentação" (Anitta, Wesley Safadão e Nego do Borel - Você partiu meu coração), que falava sobre ter uma alimentação saudável, "Desperdiçando" (MCZaac - Vai embrazando), que falava sobre como a população desperdiça água, "Higiene" ( Ludmilla - Hoje), que falava sobre a importância de lavar as mãos e como ter uma boa higienização, "Vamos preservação"(Pablo Vittar - K.O), que falava sobre o desmatamento, e a nossa que se chamava "Olha a escovação" (MCKevinho - Olha a explosão), a nossa equipe produziu uma parodia cujo nome era "olha a escovação, que abordava o tema sobre higiene bucal, para a criação da parodia tivemos a preocupação de escolher uma música que estivesse fazendo sucesso naquele momento, e que possuísse um ritmo dançante e animado, buscando chamar a atenção das crianças, na construção da paródia, nos preocupamos em mencionar os elementos principais relacionados à higiene bucal, de forma divertida e como um incentivo aos cuidados com os dentes incentivando a importância da escovação e do uso de elementos fundamentais para a saúde bucal. Para a apresentação, utilizamos playback para sonorização da melodia, onde nós mesmos cantávamos e ensinávamos a paródia para as crianças. Nos preocupamos com o nosso figurino, pois queríamos chamar a atenção das crianças, e envolve-las, por isso, fomos caracterizados de acordo com os elementos presentes na letra, como: enxaguante bucal, escova de dente, creme dental, fio dental, dentista e envolver ainda mais o nosso público, uma das integrantes do grupo se caracterizou como "Fada do Dente", a qual estava sempre próxima deles, interagindo, cantando e fazendo coreografias, com o tema educativo, sendo apresentado de forma lúdica adequado ao público, a apresentação teve resultados positivos, que proporcionaram diversão, ensino e aprendizado usando temas importantes e do cotidiano dos próprios alunos. Esses resultados foram obtidos a partir das anotações feitas em um diário de campo, no qual, escrevíamos todas as sensações e impressões sobre aquela atividade. Diante da experiência vivenciada, percebemos que as paródias são recursos didáticos que buscam chamar a atenção do aluno, como também, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de diversos assuntos, buscando a interação, o desenvolvimento e o despertar do senso crítico, da curiosidade, correlacionando com o cotidiano dos alunos, inovando as práticas voltadas para a educação, para o social, e para educação pessoal de cada aluno. Diante do exposto, concordamos que "a prática musical estimula a percepção, a memória e a inteligência desenvolvendo no "ser" a capacidade de assimilação de conteúdos por meios da sensibilidade. O lado afetivo emocional, quando tocado, contribui para a construção do conhecimento à base da motivação, principalmente quando o educando consegue relacionar letras e sons, trabalhos juntos a música com a realidade cognitiva construída em sala" (FÉLIX; SANTANA; JUNIOR; p.21, 2014). A partir da experiência vivenciada, concluímos que ela contribuiu tanto no âmbito pessoal, quando tivemos contato com a realidade do local onde a escola e um dos campus da UFRA estava instalada, conhecendo a cultura do município, e assim conhecendo a cultura das pessoas que ali moravam, as oportunidades mínimas que os moradores tinham, ofertadas pela escola e a UFRA. Para o âmbito profissional, tivemos contribuição com a ajuda de nossos docentes, que nos orientaram a preparar a atividade para as crianças, usando as paródias como recursos didáticos para a apresentação. Palavras-chave: Paródia; saúde bucal; educação crítica; formação inicial. Referências BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC,1996. LUNA, R. R.; ENO, E. G. J.; CAMINHA, I. S.; LIMA, R.A. A paródia musical como estratégia de ensino e aprendizagem em ciências naturais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 3, p. 24-31, 2016. FÉLIX, G. F. R; SANTANA, H. R. G.; OLIVEIRA JÚNIOR, W. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17-28, 20 "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA ALICE DOS SANTOS CHUCRE"
    "autor_nome_curto" => "CLARA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52369
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2660
    "inscrito_id" => 536669
    "titulo" => "OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS"
    "resumo" => " OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS Clara Alice Dos Santos Chucre/claraalysf@gmail.com/UFRA Alda Beatriz Fernandes De Sousa/UFRA Daniela Do Rosário Da Silva/UFRA Victória Raime Farias Do Nascimento/UFRA Tainan Amorin Santana/UFRA Luiz Cláudio Melo /UFRA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Este trabalho é um relato de experiência vivenciado por alunos graduandos do curso de licenciatura em Biologia que objetiva verificar a contribuição da paródia "Olha a Escovação", com o intuito de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem sobre saúde bucal, contudo tivemos essa pequena experiência com a docência, de ter tido esse contato de aluno e professor ao mesmo tempo, em forma de apresentação musical, tendo que nos adequar com o ambiente em que faríamos a atividade e ter um breve conhecimento da sua realidade e cultura, Entretanto com os alunos, tínhamos como objetivo chamar a atenção para os conteúdos educativos que queríamos mostrar, de modo que pudessem estudar e se divertir simultaneamente, para complementar LUNA et al (2016), diz que o educador deve criar estratégias e atitudes como iniciativa, determinação, espírito crítico, dedicação e responsabilidade, contudo, isso o fará um profissional de destaque na área da educação e Bazzo (2000) confirma que não há um modo perfeito para o ensino, os alunos sempre iram enfrentar a dificuldade dos assuntos trabalhados, mas sempre haverá métodos potencialmente mais favoráveis do que outros, dentre esses métodos, acreditamos que a paródia pode ser um em potencial, pois de acordo com LUNA et al (2016), a paródia se revela um aliado didático de suma importância como tática no processo de ensino e aprendizagem, porque apresenta condições que colaboram na ampliação intelectual e cultural dos estudantes. O presente relato foi fruto de uma aula prática realizada no município de Colares/Pará, na qual visitamos uma escola municipal onde toda a turma foi convidada para apresentar paródias sobre um tema social, buscando abordá-lo de modo que relacionasse com a vivência dos alunos, que eram crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, aproximadamente. A turma se dividiu em grupos, e cada grupo ficou responsável por, com antecedência, construir uma paródia, a fim de ensinar e sensibilizar as crianças sobre a temática escolhida, diante disso foram construídas as seguintes paródias: "Sua Casa" (Pablo Vittar, Anitta e Major Lazer - Sua Cara), que falava sobre como o meio ambiente e como ele deveria ser preservado, "Alimentação" (Anitta, Wesley Safadão e Nego do Borel - Você partiu meu coração), que falava sobre ter uma alimentação saudável, "Desperdiçando" (MCZaac - Vai embrazando), que falava sobre como a população desperdiça água, "Higiene" ( Ludmilla - Hoje), que falava sobre a importância de lavar as mãos e como ter uma boa higienização, "Vamos preservação"(Pablo Vittar - K.O), que falava sobre o desmatamento, e a nossa que se chamava "Olha a escovação" (MCKevinho - Olha a explosão), a nossa equipe produziu uma parodia cujo nome era "olha a escovação, que abordava o tema sobre higiene bucal, para a criação da parodia tivemos a preocupação de escolher uma música que estivesse fazendo sucesso naquele momento, e que possuísse um ritmo dançante e animado, buscando chamar a atenção das crianças, na construção da paródia, nos preocupamos em mencionar os elementos principais relacionados à higiene bucal, de forma divertida e como um incentivo aos cuidados com os dentes incentivando a importância da escovação e do uso de elementos fundamentais para a saúde bucal. Para a apresentação, utilizamos playback para sonorização da melodia, onde nós mesmos cantávamos e ensinávamos a paródia para as crianças. Nos preocupamos com o nosso figurino, pois queríamos chamar a atenção das crianças, e envolve-las, por isso, fomos caracterizados de acordo com os elementos presentes na letra, como: enxaguante bucal, escova de dente, creme dental, fio dental, dentista e envolver ainda mais o nosso público, uma das integrantes do grupo se caracterizou como "Fada do Dente", a qual estava sempre próxima deles, interagindo, cantando e fazendo coreografias, com o tema educativo, sendo apresentado de forma lúdica adequado ao público, a apresentação teve resultados positivos, que proporcionaram diversão, ensino e aprendizado usando temas importantes e do cotidiano dos próprios alunos. Esses resultados foram obtidos a partir das anotações feitas em um diário de campo, no qual, escrevíamos todas as sensações e impressões sobre aquela atividade. Diante da experiência vivenciada, percebemos que as paródias são recursos didáticos que buscam chamar a atenção do aluno, como também, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de diversos assuntos, buscando a interação, o desenvolvimento e o despertar do senso crítico, da curiosidade, correlacionando com o cotidiano dos alunos, inovando as práticas voltadas para a educação, para o social, e para educação pessoal de cada aluno. Diante do exposto, concordamos que "a prática musical estimula a percepção, a memória e a inteligência desenvolvendo no "ser" a capacidade de assimilação de conteúdos por meios da sensibilidade. O lado afetivo emocional, quando tocado, contribui para a construção do conhecimento à base da motivação, principalmente quando o educando consegue relacionar letras e sons, trabalhos juntos a música com a realidade cognitiva construída em sala" (FÉLIX; SANTANA; JUNIOR; p.21, 2014). A partir da experiência vivenciada, concluímos que ela contribuiu tanto no âmbito pessoal, quando tivemos contato com a realidade do local onde a escola e um dos campus da UFRA estava instalada, conhecendo a cultura do município, e assim conhecendo a cultura das pessoas que ali moravam, as oportunidades mínimas que os moradores tinham, ofertadas pela escola e a UFRA. Para o âmbito profissional, tivemos contribuição com a ajuda de nossos docentes, que nos orientaram a preparar a atividade para as crianças, usando as paródias como recursos didáticos para a apresentação. Palavras-chave: Paródia; saúde bucal; educação crítica; formação inicial. Referências BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC,1996. LUNA, R. R.; ENO, E. G. J.; CAMINHA, I. S.; LIMA, R.A. A paródia musical como estratégia de ensino e aprendizagem em ciências naturais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 3, p. 24-31, 2016. FÉLIX, G. F. R; SANTANA, H. R. G.; OLIVEIRA JÚNIOR, W. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17-28, 20 "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA ALICE DOS SANTOS CHUCRE"
    "autor_nome_curto" => "CLARA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

OLHA A ESCOVAÇÃO: O USO DA PARÓDIA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS Clara Alice Dos Santos Chucre/claraalysf@gmail.com/UFRA Alda Beatriz Fernandes De Sousa/UFRA Daniela Do Rosário Da Silva/UFRA Victória Raime Farias Do Nascimento/UFRA Tainan Amorin Santana/UFRA Luiz Cláudio Melo /UFRA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Este trabalho é um relato de experiência vivenciado por alunos graduandos do curso de licenciatura em Biologia que objetiva verificar a contribuição da paródia "Olha a Escovação", com o intuito de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem sobre saúde bucal, contudo tivemos essa pequena experiência com a docência, de ter tido esse contato de aluno e professor ao mesmo tempo, em forma de apresentação musical, tendo que nos adequar com o ambiente em que faríamos a atividade e ter um breve conhecimento da sua realidade e cultura, Entretanto com os alunos, tínhamos como objetivo chamar a atenção para os conteúdos educativos que queríamos mostrar, de modo que pudessem estudar e se divertir simultaneamente, para complementar LUNA et al (2016), diz que o educador deve criar estratégias e atitudes como iniciativa, determinação, espírito crítico, dedicação e responsabilidade, contudo, isso o fará um profissional de destaque na área da educação e Bazzo (2000) confirma que não há um modo perfeito para o ensino, os alunos sempre iram enfrentar a dificuldade dos assuntos trabalhados, mas sempre haverá métodos potencialmente mais favoráveis do que outros, dentre esses métodos, acreditamos que a paródia pode ser um em potencial, pois de acordo com LUNA et al (2016), a paródia se revela um aliado didático de suma importância como tática no processo de ensino e aprendizagem, porque apresenta condições que colaboram na ampliação intelectual e cultural dos estudantes. O presente relato foi fruto de uma aula prática realizada no município de Colares/Pará, na qual visitamos uma escola municipal onde toda a turma foi convidada para apresentar paródias sobre um tema social, buscando abordá-lo de modo que relacionasse com a vivência dos alunos, que eram crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, aproximadamente. A turma se dividiu em grupos, e cada grupo ficou responsável por, com antecedência, construir uma paródia, a fim de ensinar e sensibilizar as crianças sobre a temática escolhida, diante disso foram construídas as seguintes paródias: "Sua Casa" (Pablo Vittar, Anitta e Major Lazer - Sua Cara), que falava sobre como o meio ambiente e como ele deveria ser preservado, "Alimentação" (Anitta, Wesley Safadão e Nego do Borel - Você partiu meu coração), que falava sobre ter uma alimentação saudável, "Desperdiçando" (MCZaac - Vai embrazando), que falava sobre como a população desperdiça água, "Higiene" ( Ludmilla - Hoje), que falava sobre a importância de lavar as mãos e como ter uma boa higienização, "Vamos preservação"(Pablo Vittar - K.O), que falava sobre o desmatamento, e a nossa que se chamava "Olha a escovação" (MCKevinho - Olha a explosão), a nossa equipe produziu uma parodia cujo nome era "olha a escovação, que abordava o tema sobre higiene bucal, para a criação da parodia tivemos a preocupação de escolher uma música que estivesse fazendo sucesso naquele momento, e que possuísse um ritmo dançante e animado, buscando chamar a atenção das crianças, na construção da paródia, nos preocupamos em mencionar os elementos principais relacionados à higiene bucal, de forma divertida e como um incentivo aos cuidados com os dentes incentivando a importância da escovação e do uso de elementos fundamentais para a saúde bucal. Para a apresentação, utilizamos playback para sonorização da melodia, onde nós mesmos cantávamos e ensinávamos a paródia para as crianças. Nos preocupamos com o nosso figurino, pois queríamos chamar a atenção das crianças, e envolve-las, por isso, fomos caracterizados de acordo com os elementos presentes na letra, como: enxaguante bucal, escova de dente, creme dental, fio dental, dentista e envolver ainda mais o nosso público, uma das integrantes do grupo se caracterizou como "Fada do Dente", a qual estava sempre próxima deles, interagindo, cantando e fazendo coreografias, com o tema educativo, sendo apresentado de forma lúdica adequado ao público, a apresentação teve resultados positivos, que proporcionaram diversão, ensino e aprendizado usando temas importantes e do cotidiano dos próprios alunos. Esses resultados foram obtidos a partir das anotações feitas em um diário de campo, no qual, escrevíamos todas as sensações e impressões sobre aquela atividade. Diante da experiência vivenciada, percebemos que as paródias são recursos didáticos que buscam chamar a atenção do aluno, como também, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de diversos assuntos, buscando a interação, o desenvolvimento e o despertar do senso crítico, da curiosidade, correlacionando com o cotidiano dos alunos, inovando as práticas voltadas para a educação, para o social, e para educação pessoal de cada aluno. Diante do exposto, concordamos que "a prática musical estimula a percepção, a memória e a inteligência desenvolvendo no "ser" a capacidade de assimilação de conteúdos por meios da sensibilidade. O lado afetivo emocional, quando tocado, contribui para a construção do conhecimento à base da motivação, principalmente quando o educando consegue relacionar letras e sons, trabalhos juntos a música com a realidade cognitiva construída em sala" (FÉLIX; SANTANA; JUNIOR; p.21, 2014). A partir da experiência vivenciada, concluímos que ela contribuiu tanto no âmbito pessoal, quando tivemos contato com a realidade do local onde a escola e um dos campus da UFRA estava instalada, conhecendo a cultura do município, e assim conhecendo a cultura das pessoas que ali moravam, as oportunidades mínimas que os moradores tinham, ofertadas pela escola e a UFRA. Para o âmbito profissional, tivemos contribuição com a ajuda de nossos docentes, que nos orientaram a preparar a atividade para as crianças, usando as paródias como recursos didáticos para a apresentação. Palavras-chave: Paródia; saúde bucal; educação crítica; formação inicial. Referências BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC,1996. LUNA, R. R.; ENO, E. G. J.; CAMINHA, I. S.; LIMA, R.A. A paródia musical como estratégia de ensino e aprendizagem em ciências naturais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 3, p. 24-31, 2016. FÉLIX, G. F. R; SANTANA, H. R. G.; OLIVEIRA JÚNIOR, W. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17-28, 20

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.