Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UTILIZANDO A TECNOLOGIA PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

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Um objetivo na resolução de problemas é proporcional à participação do aluno de modo que ele comece a produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir e fazer, e essas soluções encontradas podem ser um instrumento importante no desenvolvimento de habilidades e capacidades, conforme Azevedo ( 2015, p. 1): Para que uma atividade possa ser considerada uma atividade de investigação, a ação de aluno não deve ser limitar apenas ao trabalho de manipulação ou observação, ela deve também conter características de um trabalho cientifico. O aluno deve refletir, discutir, explicar, relatar, o que dará ao seu trabalho as características de uma investigação cientifica[...] A atividade investigativa (AI) foi aplicada no Colégio Estadual Joaquim Távora (CEJOTA) onde trabalhei como Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e em uma escola particular com o nome de Externato Albert Sabin( EAS) em São Gonçalo.O trabalho ficou dividido em três etapas, conforme mostra a Tabela 1. Na primeira aula distribuí um teste diagnóstico (TD), para ser resolvido em grupo como tarefa de casa. O TD contém 7 perguntas para que eles pesquisassem e para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e com isso saber como conduzir o debate sobre o problema investigativo e ter expectativa das dúvidas que poderiam surgir para que os alunos chegassem a alguma solução.Propusemos uma AI onde contamos a história de um casal que comprou um terreno para construir a sua casa e que depois de construída, ele pediu a visita de um eletricista para instalar a rede elétrica. Só que se deparou com um problema: Consumo de energia em excesso e para tentar resolver o problema, ele instalou um temporizador no chuveiro, mas a conta de luz ainda estava vindo alta. Então teve a ideia de instalar um temporizador de consumo na casa e perguntamos como essa instalação seria feita.Sendo uma atividade aberta, a ideia era que eles calculassem a média que vai ser gasta durante um mês nessa casa, e esse temporizador instalado irá avisar, através de um alarme, quando estiver próximo do valor estabelecido no aparelho, e, caso atinja o valor mensal, a energia seria cortada. Pedimos a eles que utilizassem um simulador de consumo chamado Copel, por meio do qual se pode calcular o quanto gasta cada aparelho elétrico, nos diferentes cômodos da residência. Nesse simulador tem uma casa com os seus cômodos, eles receberam informação dos eletrodomésticos de acordo com cada cômodo e o tempo de uso e ao final o simulador deu o valor que aquela casa gastou no final do mês, e esse valor eles colocariam no temporizador. Toda vez que chegasse próximo desse valor, o temporizador iria avisar para que o casal economizasse, pois senão iria ficar sem energia elétrica. Um pouco diferente do CEJOTA, como tivemos mais tempo para trabalhar com a turma, o trabalho no Externato Albert Sabin ficou divido em 4 etapas. Na primeira etapa, passamos dois vídeos sobre como é feita a instalação elétrica e explicação da função de fusíveis e de disjuntores. Na segunda etapa, pedimos para que os alunos montassem circuitos elétricos e que explicassem o funcionamento dos mesmos; a partir dessa etapa eles começaram a trabalhar de maneira independente. Na terceira etapa, aplicamos o TD e logo em seguida entregamos o problema investigativo. Analisando primeiramente o CEJOTA, no teste diagnóstico os alunos souberam, através de pesquisa, responder as questões; foi observado que aprenderam como se calcula a energia elétrica consumida em suas residências e que depois deste trabalho, acreditamos que olharão com mais clareza para a conta de luz. Quanto ao resultado do problema investigativo, percebemos que os alunos se conscientizaram em relação ao desperdício de energia elétrica. Observamos que o TD os ajudou com o problema, pois fez com que direcionassem atenção em relação ao consumo de energia. Quanto ao resultado do problema investigativo, percebemos que os alunos se conscientizaram em relação ao desperdício de energia elétrica. Um dos principais objetivos deste instrumento era fazer com que eles aprendessem, através do conhecimento prévio deles, pois foi proposta uma atividade aberta, encontrar soluções para problemas do cotidiano deles; que eles soubessem argumentar, levantar hipóteses para se tornarem seres humanos críticos. No último dia do trabalho promovemos um debate sobre as soluções dadas ao problema, no Externato Albert Sabin Antes de iniciar o trabalho da atividade investigativa, foi proposto aos alunos que montassem circuitos elétricos, tanto em série quanto em paralelo, fazendo com que eles aprendessem a trabalhar em grupo e de uma maneira independente. Na semana seguinte, foi o dia do debate, onde eles puderam falar a respeito do problema, colocaram ideias e opiniões de como poderia soluciona-lo. Fazendo uma análise das duas escolas, observamos que a turma do Externato Albert Sabin (EAS) teve um desempenho superior ao das turmas do CEJOTA. No EAS a sequência didática foi diferente, conforme relatado no tópico anterior: começou com a montagem de circuitos elétricos e a apresentação da montagem para a turma e por fim a aplicação do TD e problema investigativo. Apesar disto, os alunos do CEJOTA tiveram menos dificuldade na resolução do problema investigativo. A turma do EAS obteve melhor desempenho no TD e fizeram um trabalho de pesquisa muito mais bem feito. Atribuímos o melhor desempenho no EAS a dois aspectos diferenciados em relação ao CEJOTA: mais tempo de realização da sequência didática; envolvimento dos pais/responsáveis na resolução das tarefas escolares de seus filho(a)s Por fim, no CEJOTA os alunos aceitaram o trabalho, mas não obtiveram tanto sucesso como no EAS que apesar da rejeição inicial, foram melhores em argumentos e convincentes na hora de debater, interrogando uns aos outros na aula. Grande parte dos alunos possui muita dificuldade em física, devido ao desinteresse de professores em aprimorar as suas aulas, propondo atividades ligadas ao cotidiano, para que percebam que a física está sempre presente. A falta de infra-estrutura das escolas também contribui para agravar o problema. Portanto, baseando-se em pesquisadores na área das atividades investigativas, que propõem que os alunos trabalhem de forma independente, ou seja, que eles sejam os próprios construtores do conhecimento, é fazer com que o ensino de física se aproxime do cotidiano do aluno, fazendo com que eles sejam críticos, que tenham a capacidade de refletir, discutir e explicar assuntos que envolvam a sociedade. Palavras chaves: Vídeos, montagens de circuitos, ensino por investigação, argumentação Referências: AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella de. Ensino por investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: C.ARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: Utilizando a tecnologia para economizar energia elétrica. Patrízia freire Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem Resumo Em pleno século XXI, a inserção de atividades investigativas (AI) ainda tem sido motivo de discussão entre alguns pesquisadores sendo um tema bastante interessante e de grande importância para fazer com que os alunos tenham capacidade argumentativa, sejam reflexivos e independentes. Aplicamos essa atividade em duas escolas, uma pública e uma particular; Como resultado, esperamos que o uso da AI neste trabalho proporcione aos estudantes uma nova maneira de estudar física. 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O aluno deve refletir, discutir, explicar, relatar, o que dará ao seu trabalho as características de uma investigação cientifica[...] A atividade investigativa (AI) foi aplicada no Colégio Estadual Joaquim Távora (CEJOTA) onde trabalhei como Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e em uma escola particular com o nome de Externato Albert Sabin( EAS) em São Gonçalo.O trabalho ficou dividido em três etapas, conforme mostra a Tabela 1. Na primeira aula distribuí um teste diagnóstico (TD), para ser resolvido em grupo como tarefa de casa. O TD contém 7 perguntas para que eles pesquisassem e para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e com isso saber como conduzir o debate sobre o problema investigativo e ter expectativa das dúvidas que poderiam surgir para que os alunos chegassem a alguma solução.Propusemos uma AI onde contamos a história de um casal que comprou um terreno para construir a sua casa e que depois de construída, ele pediu a visita de um eletricista para instalar a rede elétrica. Só que se deparou com um problema: Consumo de energia em excesso e para tentar resolver o problema, ele instalou um temporizador no chuveiro, mas a conta de luz ainda estava vindo alta. 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