Aplicação dos conceitos da aprendizagem significativa de David Ausubel no estudo de bactérias no ensino médio. Nágylla de Fátima da Silva Sena[1]/nagylla.sena@gmail.com Adriana Xavier Ferreira[2]/fadriana321@gmail.com Orientador: Sirnoel José Quaresma Perna[3]/sirnoelquaresma@yahoo.com.br Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo De acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996 frisa a necessidade de uma reorganização da educação básica voltada para o ensino na biologia pelo fato de seus conceitos, linguagem e metodologias de campo tornarem-se aprendizagens pouco eficientes para a interpretação de processos globais e intervenção na realidade social (BORGES, 2007). Utilizando como método alternativo, a teoria de ensino e aprendizagem de David Ausubel torna-se uma das estratégias básicas do professor conduzir a aprendizagem do aluno, de maneira que possa relacionar conhecimentos básicos do meio em que vive com novos conhecimentos repassados em sala de aula, criando, assim, uma chave de aprendizagem (PELIZZARI, 2002). Nesse sentido, segundo Ausubel, as atividades lúdicas facilitam a aprendizagem significativa tornando-se, dessa forma, muito mais atrativa para a absorção de conteúdos de modo que o estudante desenvolve sua capacidade intelectual, social, motora e afetiva (AUSUBEL, 2003). As atividades recreativas como gincanas que relacionam teoria e prática oportunizam ambientes de reflexão sendo esta uma ação educativa do espaço escolar importante que alem do dinamismo e variedade de provas possibilitam a participação de pessoas de idade, sexo e habilidade diferentes (FERREIRA, 2006). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo instigar o conhecimento do aluno a respeito do estudo de bactérias na disciplina de biologia no 3° ano do ensino médio em uma escola pública estadual no município de Abaetetuba no interior do estado do Pará, utilizando como metodologias pedagógicas lúdicas no uso da microscopia e atividade recreativa fora da sala de aula. Logo, este trabalho foi desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), no qual os graduandos desenvolvem atividades baseadas em resultados de acordo com o assunto repassado em sala de aula. Trata-se de uma prática voltada ao ensino de bactérias dando ênfase nas principias doenças, ciclos de vidas e prevenção. As atividades foram desenvolvidas em dois dias distintos, sendo o primeiro uma abordagem teórica do conteúdo de bactérias com auxílio de um projetor multimídia, no qual os alunos puderam ter contato com imagens referente ao assunto, alem do mais, foram repassadas técnicas do uso de microscopia e conceitos básicos relacionado à biossegurança. Desse modo, o material utilizado para a visualização de bactérias estava contido em um frasco de probiotico, ou seja, produtos comercializados como o próprio iorgute, no qual contem lactobacilos vivos, isto é, bactérias responsáveis por regular o sistema digestório. No segundo dia, foi aplicada uma gincana de resistência no qual buscava intensificar a aprendizagem significativa de forma didática e diferenciada. Sendo assim, cinco grupos de sete alunos, participaram da atividade que foi dividida em quatro fases, contendo regras bem definidas, de maneira que o aluno possa relacionar as informações repassadas no primeiro dia com perguntas e repostas das tarefas ao final de cada fase da atividade recreativa. O método de avaliação estava entre o número de acertos e o tempo efetuado em cada fase da gincana, com o auxílio de um cronômetro. Na primeira fase da atividade foram utilizados nove pneus para a realização da tarefa "corrida nos pneus", sendo esta realizada por dois alunos; na segunda fase foi utilizado um cabo de madeira, sendo também efetuada por dois alunos nesta era necessário girar cada participante 10 vezes e seguir em equilíbrio físico no cabo; na terceira fase efetuada por somente um aluno dependia do acerto da pergunta, caso contrário o mesmo teria que escolher um balão que estava contido em um saco numerado de um a dez, de modo que ao estourar no aluno poderia conter tanto trigo ou papel picado; na quarta fase duplas de cada equipe eram vendadas e em seguida foram separadas de seus parceiros, o objetivo dessa tarefa era fazer com que cada participante encontrasse sua dupla o maior numero de duplas encontradas tinha direito de responder uma pergunta de acordo com seu tempo na prova. Ao final da atividade foi aplicado um questionário referente a satisfação do método de ensino proposto durante as duas atividades. No decorrer da análise de bactérias, utilizando o microscópio, no primeiro dia, foi possível perceber o entusiasmo por parte da classe pelo "novo", no qual se pode comparar com os estudos de Silva (2013), onde relata que a tarefa se torna potencialmente significativa quando o conhecimento faz uma ancoragem com a recepção ou descoberta. Durante a aplicação da gincana no segundo dia, os estudantes mostravam-se atenciosos para entender as regras da atividade e ao mesmo tempo instigados por querer vencer cada prova no mínimo de tempo possível. Segundo Soares (2008), a motivação, participação e a empolgação dos participantes favorece uma competição divertida e auxilia na aprendizagem satisfatória por parte do aluno. Analisando os resultados da aplicação do questionário, verificou-se que as atividades de interação, tanto cientifica como a participativa competitiva, é um instrumento facilitador na aquisição do conhecimento repassado em sala da aula e a intensificação da aprendizagem significativa de Ausubel. Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Lúdico, Ensino de bactérias, Participaçao. Referências AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Editora, 2003. BORGES, R. M. R.; LIMA, V. R. M.Tendências contemporâneas do ensino de Biologia noBrasil.Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias Vol. 6 Nº 1, 2007. FERREIRA, V. Educação Física, recreação, jogos e desportos. 2. Ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2006. PELIZZARI, A.; KRIGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L; DORACINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: Teoria, métodos e aplicações. Guarapari/ES, Libris, 2008.