Introdução: O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS), direcionado por 3 Professoras Doutoras vinculadas ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), promoveu um curso de Escrita Científica utilizando a Plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos e pós graduandos de Enfermagem um maior conhecimento e aprendizado no âmbito da pesquisa. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo sobre a influência de um curso de Escrita Científica na produção acadêmica de um grupo de estudos. Resultados: O curso contou com a participação de 39 alunos, dentre eles acadêmicos de enfermagem e pós-graduandos dos cursos de Mestrado e Doutorado, durante os encontros presencias, foram realizadas aulas expositivas, além de aulas na plataforma virtual em que o aluno tinha a oportunidade de se comunicar com os tutores e tirar dúvidas depois de cada atividade feita. A produção acadêmica dos alunos avançou e obteve um bom êxito. Discussão: Embora os participantes já conhecerem algumas ferramentas da prática de Escrita Científica, o curso com abordagem virtual utilizando a plataforma moodle trouxe muitos benefícios, pois a plataforma de ensino online permite o aluno a rever aulas, criar fóruns de discussões, interagir com os outros participantes e tutores e criar um ambiente de prática colaborativa. Conclusão: O curso contribuiu para os avanços na produção acadêmica do grupo quanti e qualitativamente.