Objetivando de forma geral investigar quais as causas da indisciplina em uma turma do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da Vila do Tepequém no município de Amajarí, bem como buscou-se especificar os seguintes pontos: investigar a situação socioeconômica da família, analisar a participação da família na vida escolar dos alunos e analisar a prática didático-pedagógico do professor e a relação professor-aluno. Por essa razão que se fez necessário investigar a temática pesquisada através dos professores e pais/responsáveis dos alunos, a fim de descobri as causas da indisciplina dos mesmos, para poder entender melhor os fatores colaborativos para as indisciplinas de cada aluno. Espera-se que essa pesquisa favoreça novas soluções e métodos que possa contribui na vida social dos educandos, bem como, conscientizando a importância da família na escola. A pesquisa está caracterizada quanto ao seu objetivo como descritiva, e sua abordagem é caracterizada como qualitativa, pois foi utilizado questionário semiestruturado. A pesquisa delineou-se como pesquisa de campo e teve como foco as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, onde se teve como público alvo os professores, alunos e pais/responsáveis como participantes. Partindo da perspectiva do local investigado, em análise as respostas obtidas, não a julgamos como erradas ou incompletas, pois tratam de respostas baseadas nas experiências das duas professoras. Claro que, conforme fora destacado, os fatores que hoje tem definido a indisciplinar escolar tem passado por mudanças, ou seja, há diversos tipos de fatores.