O presente artigo discute acerca dos aspectos ocultos/escondidos do letramento acadêmico no processo de ensino e aprendizagem do gênero acadêmico resenha científica. Como base teórica, mobilizou-se o conceito de letramento a partir da concepção dos Novos Estudos do Letramento, de Street (2014) e colaboradores, que advoga pelo entendimento de que os letramentos são práticas sociais eminentemente ideológicas. Utiliza-se, ainda, com base em Lea e Street (2006), o conceito de letramentos acadêmicos, entendidos como os letramentos necessários à inserção nas práticas letradas da universidade. Por fim, a partir das colaborações de Street (2010), Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu e Gambarato (2013), baseia-se no conceito de aspectos ocultos/dimensões escondidas do letramento acadêmico, definidos como aqueles que, mesmo explicados no processo de ensino, não são satisfatoriamente realizados por meio da escrita. Para atingir nossos objetivos, realizou-se a coleta de 25 resenhas científicas escritas por estudantes da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, componente obrigatória do segundo período do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, a análise dos textos permitiu entrever que, na produção da resenha, além de ficarem ocultos os aspectos que dizem respeito à formatação do texto, a realização satisfatória de movimentos retóricos a partir da inserção da voz e do ponto de vista dos escritores, bem como a construção de uma solidez argumentativa e do diálogo entre fundamentos teóricos são fatores que permanecem ocultos nos textos produzidos, depreendendo disso que tais aspectos, uma vez que são importantes para o reconhecimento dos textos na esfera acadêmica, devem ser melhor explicitados e discutidos no contexto de ensino da escrita dos gêneros acadêmicos.