Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ASPECTOS OCULTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA ESCRITA DA RESENHA CIENTÍFICA

Palavra-chaves: LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ASPECTOS OCULTOS, RESENHA CIENTÍFICA Comunicação Oral (CO) LETRAS / LINGUÍSTICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49572
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 649
    "inscrito_id" => 1948
    "titulo" => "ASPECTOS OCULTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA ESCRITA DA RESENHA CIENTÍFICA"
    "resumo" => "O presente artigo discute acerca dos aspectos ocultos/escondidos do letramento acadêmico no processo de ensino e aprendizagem do gênero acadêmico resenha científica. Como base teórica, mobilizou-se o conceito de letramento a partir da concepção dos Novos Estudos do Letramento, de Street (2014) e colaboradores, que advoga pelo entendimento de que os letramentos são práticas sociais eminentemente ideológicas. Utiliza-se, ainda, com base em Lea e Street (2006), o conceito de letramentos acadêmicos, entendidos como os letramentos necessários à inserção nas práticas letradas da universidade. Por fim, a partir das colaborações de Street (2010), Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu e Gambarato (2013), baseia-se no conceito de aspectos ocultos/dimensões escondidas do letramento acadêmico, definidos como aqueles que, mesmo explicados no processo de ensino, não são satisfatoriamente realizados por meio da escrita. Para atingir nossos objetivos, realizou-se a coleta de 25 resenhas científicas escritas por estudantes da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, componente obrigatória do segundo período do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, a análise dos textos permitiu entrever que, na produção da resenha, além de ficarem ocultos os aspectos que dizem respeito à formatação do texto, a realização satisfatória de movimentos retóricos a partir da inserção da voz e do ponto de vista dos escritores, bem como a construção de uma solidez argumentativa e do diálogo entre fundamentos teóricos são fatores que permanecem ocultos nos textos produzidos, depreendendo disso que tais aspectos, uma vez que são importantes para o reconhecimento dos textos na esfera acadêmica, devem ser melhor explicitados e discutidos no contexto de ensino da escrita dos gêneros acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ASPECTOS OCULTOS, RESENHA CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA146_ID1948_14092017191557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROGIELLYSON DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ROGIELLYSON"
    "autor_email" => "rogiellyson@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49572
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 649
    "inscrito_id" => 1948
    "titulo" => "ASPECTOS OCULTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA ESCRITA DA RESENHA CIENTÍFICA"
    "resumo" => "O presente artigo discute acerca dos aspectos ocultos/escondidos do letramento acadêmico no processo de ensino e aprendizagem do gênero acadêmico resenha científica. Como base teórica, mobilizou-se o conceito de letramento a partir da concepção dos Novos Estudos do Letramento, de Street (2014) e colaboradores, que advoga pelo entendimento de que os letramentos são práticas sociais eminentemente ideológicas. Utiliza-se, ainda, com base em Lea e Street (2006), o conceito de letramentos acadêmicos, entendidos como os letramentos necessários à inserção nas práticas letradas da universidade. Por fim, a partir das colaborações de Street (2010), Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu e Gambarato (2013), baseia-se no conceito de aspectos ocultos/dimensões escondidas do letramento acadêmico, definidos como aqueles que, mesmo explicados no processo de ensino, não são satisfatoriamente realizados por meio da escrita. Para atingir nossos objetivos, realizou-se a coleta de 25 resenhas científicas escritas por estudantes da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, componente obrigatória do segundo período do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, a análise dos textos permitiu entrever que, na produção da resenha, além de ficarem ocultos os aspectos que dizem respeito à formatação do texto, a realização satisfatória de movimentos retóricos a partir da inserção da voz e do ponto de vista dos escritores, bem como a construção de uma solidez argumentativa e do diálogo entre fundamentos teóricos são fatores que permanecem ocultos nos textos produzidos, depreendendo disso que tais aspectos, uma vez que são importantes para o reconhecimento dos textos na esfera acadêmica, devem ser melhor explicitados e discutidos no contexto de ensino da escrita dos gêneros acadêmicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ASPECTOS OCULTOS, RESENHA CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA146_ID1948_14092017191557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROGIELLYSON DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ROGIELLYSON"
    "autor_email" => "rogiellyson@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente artigo discute acerca dos aspectos ocultos/escondidos do letramento acadêmico no processo de ensino e aprendizagem do gênero acadêmico resenha científica. Como base teórica, mobilizou-se o conceito de letramento a partir da concepção dos Novos Estudos do Letramento, de Street (2014) e colaboradores, que advoga pelo entendimento de que os letramentos são práticas sociais eminentemente ideológicas. Utiliza-se, ainda, com base em Lea e Street (2006), o conceito de letramentos acadêmicos, entendidos como os letramentos necessários à inserção nas práticas letradas da universidade. Por fim, a partir das colaborações de Street (2010), Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu e Gambarato (2013), baseia-se no conceito de aspectos ocultos/dimensões escondidas do letramento acadêmico, definidos como aqueles que, mesmo explicados no processo de ensino, não são satisfatoriamente realizados por meio da escrita. Para atingir nossos objetivos, realizou-se a coleta de 25 resenhas científicas escritas por estudantes da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, componente obrigatória do segundo período do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, a análise dos textos permitiu entrever que, na produção da resenha, além de ficarem ocultos os aspectos que dizem respeito à formatação do texto, a realização satisfatória de movimentos retóricos a partir da inserção da voz e do ponto de vista dos escritores, bem como a construção de uma solidez argumentativa e do diálogo entre fundamentos teóricos são fatores que permanecem ocultos nos textos produzidos, depreendendo disso que tais aspectos, uma vez que são importantes para o reconhecimento dos textos na esfera acadêmica, devem ser melhor explicitados e discutidos no contexto de ensino da escrita dos gêneros acadêmicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.