Esta pesquisa trata essencialmente, da contribuição das Histórias em Quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências do Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral analisar a influência das histórias em quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coletar os dados, foi realizado um grupo focal buscando identificar a possível influência da HQ “Mangueando: a vida na Lama” na concepção dos licenciandos acerca da utilização dessa estratégia no Ensino Superior. Considerando as análises realizadas percebeu-se que a HQ apresenta vários benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, pois mostra os conceitos de forma interessante e lúdica. No tocante ao ensino de Ciências, foram apontadas as vantagens dessa estratégia em proporcionar a formação de uma consciência crítica nos leitores e também, revelou o potencial desse recurso em apresentar conceitos e atitudes voltados para a preservação do meio ambiente. Para o Ensino Superior, os futuros professores declararam ricas as possibilidades de interação positiva dessa estratégia com a aprendizagem de conceitos científicos.