A educação ambiental no ensino fundamental tem um papel importante na formação dos estudantes enquanto cidadãos, pois, é através da mesma que o professor de geografia instiga a curiosidade do aluno para a formação de um pensamento socioambiental, ou seja, para que o aluno desperte em si uma sensibilização para/com o meio ambiente e o espaço em que vive. Nesse contexto, realizou-se através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) um estudo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo, na cidade de Guarabira/PB, com a turma do 6º ano B, voltada para a realização de atividades sobre educação ambiental, através de uma análise dentro do espaço escolar, e buscando contribuir para o entendimento da EA no âmbito educacional, onde, formará cidadãos conscientes e com uma visão diferente para/com o meio ambiente. O trabalho se deu início com pesquisa teórica, na qual foi feito um levantamento bibliográfico, realizado através de artigos científicos, dissertações e livros da mesma linha de pesquisa que está sendo realizada, além da pesquisa de campo dada através da realização de atividades, dentre elas, a realização de uma oficina utilizando materiais recicláveis, a análise de músicas e cartazes sobre o referido tema. Os resultados mostraram que apesar da faixa etária da turma, as crianças permitiram-nos explanar bem o assunto e participaram assiduamente da discussão, trazendo exemplos da cidade e da atualidade, ou seja, trazendo do local para o global, com isso, conseguimos alcançar parte de nosso objetivo, que de início era instruir para a construção de uma nova visão sobre a relação do homem com o meio ambiente.