Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIVRO DIDÁTICO, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48953
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2504
    "inscrito_id" => 7030
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Diante da importância que o livro didático possui em sala de aula como ferramenta facilitadora no ensino, o presente trabalho visa analisar a metodologia de resolução de problemas disponibilizadas nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Para análise dos dados foi utilizada a pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar e classificar em três coleções de livros didáticos os problemas encontrados nas seguintes categorias: aberto-fechado, formal-informal, curricular-não curricular, livre-orientado, dado-apropriado e reais-artificiais. Embora as coleções avaliadas possuam contextos adequados em relação as práticas sociais, as questões que envolvem resolução de problemas são poucas, comparadas a quantidade de exercícios presentes nos livros, esses problemas foram classificados, em sua maioria, como problemas curriculares, são aqueles que só podem ser recorridos aos conteúdos que estão ou já foram abordados na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIVRO DIDÁTICO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7030_10092018130202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA KAROLINE INACIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessakaroline@outlook.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48953
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2504
    "inscrito_id" => 7030
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Diante da importância que o livro didático possui em sala de aula como ferramenta facilitadora no ensino, o presente trabalho visa analisar a metodologia de resolução de problemas disponibilizadas nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Para análise dos dados foi utilizada a pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar e classificar em três coleções de livros didáticos os problemas encontrados nas seguintes categorias: aberto-fechado, formal-informal, curricular-não curricular, livre-orientado, dado-apropriado e reais-artificiais. Embora as coleções avaliadas possuam contextos adequados em relação as práticas sociais, as questões que envolvem resolução de problemas são poucas, comparadas a quantidade de exercícios presentes nos livros, esses problemas foram classificados, em sua maioria, como problemas curriculares, são aqueles que só podem ser recorridos aos conteúdos que estão ou já foram abordados na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIVRO DIDÁTICO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7030_10092018130202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA KAROLINE INACIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessakaroline@outlook.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Diante da importância que o livro didático possui em sala de aula como ferramenta facilitadora no ensino, o presente trabalho visa analisar a metodologia de resolução de problemas disponibilizadas nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Para análise dos dados foi utilizada a pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar e classificar em três coleções de livros didáticos os problemas encontrados nas seguintes categorias: aberto-fechado, formal-informal, curricular-não curricular, livre-orientado, dado-apropriado e reais-artificiais. Embora as coleções avaliadas possuam contextos adequados em relação as práticas sociais, as questões que envolvem resolução de problemas são poucas, comparadas a quantidade de exercícios presentes nos livros, esses problemas foram classificados, em sua maioria, como problemas curriculares, são aqueles que só podem ser recorridos aos conteúdos que estão ou já foram abordados na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.