Este artigo apresenta os resultados de uma atividade obtidos durante a formação de professores realizada com professores-estudantes do curso de Ciências Biológicas do Plano Nacional de Formação da Educação Básica (Parfor) da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns. Dentro do viés construtivista, selecionamos como objetivo geral desenvolver no professor-aprendiz o senso investigativo através do teste de hipóteses formuladas a partir de observação de fenômeno. Para tanto foi tomado como base para elaboração da atividade um artigo disponível na seção Oráculo da revista semanal de divulgação científica Super Interessante intitulado: Para onde vai o bicho da goiaba quando não é época de goiaba? A atividade desenvolvida e apresentada neste trabalho proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar aspectos comuns à aplicação do método científico como: o problema, as conjecturas e o falseamento e com isso é esperado que um modelo menos estático de como a Ciência é construída tenha sido percebido pelos estudantes. Espera-se que com atividades desta natureza se possa formar professores mais seguros do papel de primeiro fomentador do interesse pela Ciência de futuros pesquisadores e de indivíduos capazes de perceber a Ciência no seu cotidiano como um fazer dinâmico, contestável e crítico.