Este projeto de pesquisa está voltado para o ensino da competência leitora a partir de uma postura ativa do aluno, o qual constrói o sentido do texto. É nesse aspecto que se promove uma interface com as metodologias ativas de ensino, as quais se referem a estratégias de ensino que têm como características principais: centralizar o processo de aprendizagem no próprio aluno, estimular a autonomia do estudante, promover a reflexão e a interação entre os sujeitos. O objetivo geral desta pesquisa é averiguar como a utilização de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, podem potencializar a compreensão leitora, nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse viés, a pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação e do estudo de caso. Os sujeitos serão alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lajeado/RS. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizadas a entrevista semiestruturada, o diário de campo, o grupo focal, a filmagem e a observação. O tratamento dos dados coletados segue os pressupostos da Análise Textual Discursiva, a qual configura-se em um processo integrado de análise e de síntese que se propõe a fazer uma leitura rigorosa e aprofundada de conjuntos de materiais textuais, com o objetivo de descrevê-los e interpretá-los. Espera-se que, até o final desta pesquisa, os estudos contribuam para a melhoria da compreensão leitora na escola e desenvolvimento da autonomia dos alunos envolvidos.