O presente trabalho objetiva narrar sobre as atividades do Estágio de Docência do curso de Filosofia (Licenciatura) da Universidade Federal do Maranhão e, ao mesmo tempo assinalar algumas impressões do Supervisor Docente no decurso do processo e as fronteiras inerentes nas relações teoria-prática. Têm-se como objetivos: entender a atividade de estágio como campo de conhecimento desenvolvendo uma atitude reflexiva, correlacionar as relações dicotômicas entre teoria acadêmica e a prática nas escolas campo, visando uma formação docente completa, contribuindo para a integração dos cursos de formação de docentes em filosofia e a escola campo. A proposta metodológica enquadra-se como estudo exploratório e bibliográfico, usando-se o método dialógico. Os resultados e discussões foram desenvolvidos a partir de uma fundamentação teórico-metodológica específica ao ensino de filosofia e, as principais matrizes estão as propostas de Matthew Lipman com a “Educação para o pensar” e os procedimentos sugeridos por Silvio Gallo, a saber: sensibilização/ problematização/investigação/conceituação, sendo que, o grande desafio foi, desenvolver do ponto de vista teórico-metodológico, com base nas vivências cotidianas a partir da relação teoria e prática, uma incursão no âmbito do Estágio, assim como também, sua função determinante no processo de formação dos futuros professores/profissionais de filosofia.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Estágio de Docência, Supervisão, Pensar. Formação.