Este artigo tem por objetivo analisar significados e atos de planejamento e avaliação a partir da nossa experiência nas disciplinas Planejamento e Avaliação Educacional I e II, ofertadas no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPB. Resulta de um estudo bibliográfico e da elaboração de memorial, adotado como instrumento de avaliação na disciplina. Entende que o planejamento e a avaliação têm presença ampla e marcante nos processos de ensino e aprendizagem, bem como implicações decisivas, como refletir/decidir sobre a escola e seu cotidiano; o currículo e seus sujeitos; nós mesmos. A escola é um local de planejamento e avaliação em que a responsabilidade não é apenas de um profissional, mas de uma equipe. Assim, a avaliação deve ser realizada de diferentes formas, de modo que não seja entendida como algo isolado, mas de coletivo, que pode contestar os métodos de avaliação tradicionais, motivando a utilização de novos procedimentos. A avaliação deve direcionar-se ao desempenho dos estudantes e dos profissionais, como também às instituições aos sistemas escolares. Sobre o planejamento e a avaliação podemos afirmar que eles são decisivos para determinar o fracasso ou sucesso escolar, a frustração ou a melhoria no desempenho da qualidade e do prazer de estudar e aprender.