Discutir a história da educação e da disciplina de geografia é estimulante. Ela permite, por exemplo, avaliar períodos de extrusão de afirmações teóricas ao longo de suas histórias e de construção de novos conceitos. Comporta ainda encontrar o objeto de uma ciência e as implicações de sua aplicação e teoria junto à sociedade. A nossa discussão central se dará em duas escalas, a primeira fazendo uma crítica a metodologia tradicional de ensino e a segunda na importância do PIBID que aproveita a pesquisa como princípio formativo, o que é essencial para a construção da aptidão e da autonomia dos futuros docentes, prova metodologias diferenciadas que ajudam na apreensão de conteúdos geográficos, proferindo dessa imediação o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Apesar de todas as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, o PIBID é uma grande ferramenta que dá suporte para os professores e alunos que buscam cada vez mais o conhecimento. O campo educativo manifestar-se como espaço esperançoso para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, cujo objetivo é a melhoria da qualidade do ensino.