Este trabalho discorre sobre a aplicação de um minicurso, o qual teve como objetivo analisar a percepção de estudantes do Ensino Médio para os problemas ambientais e nutricionais vivenciados nos dias atuais principalmente no contexto brasileiro. Para realização das atividades do minicurso foi utilizada como base do trabalho, uma horta escolar, desenvolvida e cultivada pelos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada no bairro de Bodocongó na cidade Campina Grande, PB. O minicurso, por sua vez, ocorreu Vinculado ao projeto PENSE VERDE, PENSE LIMPO pré-existente na Escola e, foi realizado por bolsistas do PIBID/UEPB envolvendo estudantes das três séries que compõem o Ensino Médio. Durante a aplicação do trabalho diversas ferramentas didáticas foram utilizadas para realização das atividades, dentre elas: dinâmicas; jogos; músicas e vídeos. Ao termino foi possível perceber uma melhoria na percepção dos estudantes em relação aos conceitos relacionados à Educação Ambiental e na conscientização sensibilização e dos mesmos para preservação do ambiente escolar.