Este trabalho constitui um relato da experiência que vem sendo vivenciada por bolsistas (PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto Pedagogia-campus I) com turmas de 4º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho foi despertar na vida de todos os nossos alunos que devemos respeitar a diversidade cultural, reconhecendo seus direitos e deveres diante de seu papel com cidadão. A Lei 10.639/2003 que diz que é obrigatório o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africanas nas escolas, a escola é considerada um espaço plural, mas para que haja esse reconhecimento é preciso que a mesma trabalhe no combate ao preconceito e superação da homogeneização, respeitando e valorizando as diversas culturas. O referencial teórico tem como base documento oficial (Parâmetros Curriculares Nacionais) e estudiosos como: Antunes(2004), Candau(2002), Gimeno (2001), Mattos(2009), Marques(2006), Moore(2008) e Silva(2010).Conclusões parciais levam a considerar que há necessidade de introduzir a discussão sistemática da temática da história e cultura afro-brasileira e africana nas práticas educativas, a escola estará contribuindo para o respeito e o reconhecimento à diversidade étnico-racial presente em nossa sociedade e favorecendo novas concepções de se pensar a história e cultura da população negra.