DIVERSIDADE CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA NO PIBID.
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4629 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 12 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA NO PIBID." "resumo" => "Este trabalho constitui um relato da experiência que vem sendo vivenciada por bolsistas (PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto Pedagogia-campus I) com turmas de 4º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho foi despertar na vida de todos os nossos alunos que devemos respeitar a diversidade cultural, reconhecendo seus direitos e deveres diante de seu papel com cidadão. A Lei 10.639/2003 que diz que é obrigatório o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africanas nas escolas, a escola é considerada um espaço plural, mas para que haja esse reconhecimento é preciso que a mesma trabalhe no combate ao preconceito e superação da homogeneização, respeitando e valorizando as diversas culturas. O referencial teórico tem como base documento oficial (Parâmetros Curriculares Nacionais) e estudiosos como: Antunes(2004), Candau(2002), Gimeno (2001), Mattos(2009), Marques(2006), Moore(2008) e Silva(2010).Conclusões parciais levam a considerar que há necessidade de introduzir a discussão sistemática da temática da história e cultura afro-brasileira e africana nas práticas educativas, a escola estará contribuindo para o respeito e o reconhecimento à diversidade étnico-racial presente em nossa sociedade e favorecendo novas concepções de se pensar a história e cultura da população negra." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_26_09_2013_23_04_11_idinscrito_12_d41644e66950cd3622fbc29bfc0e494c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4629 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 12 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA NO PIBID." "resumo" => "Este trabalho constitui um relato da experiência que vem sendo vivenciada por bolsistas (PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto Pedagogia-campus I) com turmas de 4º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho foi despertar na vida de todos os nossos alunos que devemos respeitar a diversidade cultural, reconhecendo seus direitos e deveres diante de seu papel com cidadão. A Lei 10.639/2003 que diz que é obrigatório o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africanas nas escolas, a escola é considerada um espaço plural, mas para que haja esse reconhecimento é preciso que a mesma trabalhe no combate ao preconceito e superação da homogeneização, respeitando e valorizando as diversas culturas. O referencial teórico tem como base documento oficial (Parâmetros Curriculares Nacionais) e estudiosos como: Antunes(2004), Candau(2002), Gimeno (2001), Mattos(2009), Marques(2006), Moore(2008) e Silva(2010).Conclusões parciais levam a considerar que há necessidade de introduzir a discussão sistemática da temática da história e cultura afro-brasileira e africana nas práticas educativas, a escola estará contribuindo para o respeito e o reconhecimento à diversidade étnico-racial presente em nossa sociedade e favorecendo novas concepções de se pensar a história e cultura da população negra." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_26_09_2013_23_04_11_idinscrito_12_d41644e66950cd3622fbc29bfc0e494c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }