Neste artigo objetiva-se narrar como vem se dando a aproximação de licenciandas ao que se define como seu futuro ambiente de trabalho - a escola -, por meio de um programa que difere do estágio supervisionado oferecido na graduação, e refletir sobre a sua influência na formação de estudantes de Pedagogia. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, seguidas pela caracterização do lócus da experiência e pela descrição de atividades realizadas, destacando, entre estas, um projeto de leitura, realizado com a finalidade de promover o letramento de uma turma de 4º ano. A reflexão se dá à luz de documentos oficiais e de estudiosos, como Bagno (2012), Sartori (2011), Weisz e Sanchez (2002), Vasconcellos (1999), dentre outros. Vivenciar a docência nos moldes propostos pelo PIBID, lidando diretamente com os problemas postos pelo cotidiano escolar, pode servir de alerta para o compromisso que se vai assumir cada vez que entrar numa sala de aula como profissionais. Sistematizar informações para a elaboração desse artigo fez ver com maior clareza a importância da articulação entre a universidade e a escola de educação básica no intuito de proporcionar formação de melhor qualidade para os licenciandos.