A presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção dos alunos no que se refere as suas expectativas em relação ao ensino superior, bem como as causas do desinteresse de alunos do 3º ano do ensino médio do EREM de Belo Jardim – PE em optar por cursos de licenciatura. Quanto à abordagem a pesquisa em tela é quantitativa e de natureza básica. No que se refere aos objetivos é explicativa, pois explica a razão, o porquê dos fenômenos. Em se tratando do procedimento optou-se por uma pesquisa de campo no EREM de Belo Jardim - PE. Elegemos uma amostra de 10 alunos, do 3º ano (Ensino médio) e como instrumento de coleta, o estudo fez uso de um questionário estruturado, com perguntas objetivas. Como resultado observamos que a maioria tem pretensão de ingressar num cursos superior, que inclusive já escolheram a instituição da qual querem cursar, pois não acreditam que só o ensino médio seja suficiente para se inserir no mercado de trabalho. Relatam que na instituição escolhida tem o curso de sua preferência e que se não tivesse 90% afirma que não optaria por licenciatura, no entanto 100% admite a relevância do trabalho do professor. E que dentre os motivos que levam a escolher um curso, a estabilidade financeira está em primeiro lugar. Conclui-se, portanto que há uma expectativa de dar continuidade aos estudos e seguir para Universidade, no entanto há uma recusa na escolha por cursos de licenciatura pelo fato dessa opção não oferecer uma estabilidade almejada por esses jovens.