O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS CONFIGURAÇÕES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48248 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1684 "inscrito_id" => 2229 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS CONFIGURAÇÕES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA?" "resumo" => "Os cursos de Pedagogia e licenciaturas têm sido construídos, obrigatoriamente, na interface da reformulação de seus Projetos Pedagógicos e das políticas públicas que objetivam a formação de pedagogos e professores mais qualificados. Tal característica tem permitido que outras e novas reflexões se anunciem como ponto de partida para provocações e inspirações que, neste tempo, redirecionem os futuros profissionais em educação, fornecendo-lhes vasto terreno para seu campo de atuação. Este texto objetiva, através de uma discussão inicial e, ainda, rasa, mas não menos relevante, discutir sobre e sinalizar as “contribuições” sugeridas pelo Programa Residência Pedagógica, conforme Edital CAPES Nº 06/2018, para os alunos e alunas dos cursos de Pedagogia e licenciaturas. Sob esse objetivo, a proposta de estudo aqui sugerida parte da problemática: através do Programa Residência Pedagógica, é possível vislumbrar novas configurações e itinerários formativos para o curso de Pedagogia? Enquanto politica pública, ao ser inserido no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias, no curso de Pedagogia, este Programa tem sido conduzido a proposituras que intensificam a prática da pesquisa e da práxis, dos itinerários formativos fora e dentro do Estágio Supervisionado, bem como da transversalidade dos eixos temáticas que, hoje, compõem o currículo da escola pública, numa perspectiva crítica e dialética, tão necessárias no contexto atual dos processos educativos e nos cursos de formação para professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CONFIGURAÇÕES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2229_07092018233757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA LÚCIA DE ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA" "autor_email" => "silvaniaraujo@voax.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48248 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1684 "inscrito_id" => 2229 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS CONFIGURAÇÕES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA?" "resumo" => "Os cursos de Pedagogia e licenciaturas têm sido construídos, obrigatoriamente, na interface da reformulação de seus Projetos Pedagógicos e das políticas públicas que objetivam a formação de pedagogos e professores mais qualificados. Tal característica tem permitido que outras e novas reflexões se anunciem como ponto de partida para provocações e inspirações que, neste tempo, redirecionem os futuros profissionais em educação, fornecendo-lhes vasto terreno para seu campo de atuação. Este texto objetiva, através de uma discussão inicial e, ainda, rasa, mas não menos relevante, discutir sobre e sinalizar as “contribuições” sugeridas pelo Programa Residência Pedagógica, conforme Edital CAPES Nº 06/2018, para os alunos e alunas dos cursos de Pedagogia e licenciaturas. Sob esse objetivo, a proposta de estudo aqui sugerida parte da problemática: através do Programa Residência Pedagógica, é possível vislumbrar novas configurações e itinerários formativos para o curso de Pedagogia? Enquanto politica pública, ao ser inserido no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias, no curso de Pedagogia, este Programa tem sido conduzido a proposituras que intensificam a prática da pesquisa e da práxis, dos itinerários formativos fora e dentro do Estágio Supervisionado, bem como da transversalidade dos eixos temáticas que, hoje, compõem o currículo da escola pública, numa perspectiva crítica e dialética, tão necessárias no contexto atual dos processos educativos e nos cursos de formação para professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CONFIGURAÇÕES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2229_07092018233757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA LÚCIA DE ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA" "autor_email" => "silvaniaraujo@voax.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }