A Educação Ambiental (EA) é um tema bem discorrido no panorama atual, destacando-se por sua grande importância para a manutenção e preservação da vida, no entanto, em meio a uma sociedade capitalista, com pessoas voltadas para seus próprios interesses, os assuntos ambientais continuam a ser tratados com descuido e descaso por grande parte da população. A escola, como fonte indiscutível de saber, apresenta grandes dificuldades em tornar o ensino de EA de forma abrangente, pois muitas vezes está, é tratada como simples tema transversal e/ou interdisciplinar. O presente artigo busca enfatizar, através de análise bibliográfica, a importância da educação Ambiental (EA) como disciplina vigente da grade currículo escolar e como sua inserção pode alterar o pensamento e o fazer humano, transforando cidadãos outrora displicentes, em pessoas voltadas para a manutenção e preservação do meio ambiente. Como resultado, percebeu-se uma crescente preocupação com os cuidados ambientais, voltados para a inclusão da própria disciplina de EA no currículo escolar, tornando-a abrangente e presente na sociedade, deixando de ser utilizada apenas em determinadas épocas do ano, e somente na educação infantil, para abranger os mais diversos níveis de educação, até o nível superior. A EA inserida na grade curricular pode transformar os cidadãos, pode transformar a sociedade, promovendo grandes amadurecimentos futuros.