Este trabalho faz parte de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar as condições de acesso e permanência dos estudantes no curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Sobral, motivada pela crescente evasão do curso, que, mesmo com as ações desenvolvidas no âmbito da assistência estudantil, continua preocupante. A argumentação contextualiza a expansão do ensino superior e o papel da rede federal tecnológica, abordando as políticas de acesso e permanência, à luz da perspectiva teórica de Bourdieu. Trata-se de um estudo de caso com análise qualitativa, realizado a partir de questionários estruturados aplicados para verificar as percepções dos alunos acerca do tema da pesquisa. A unidade amostral foi composta de 17 ingressantes do curso de licenciatura em Física da instituição. Quanto às percepções dos sujeitos, estes reconhecem que os fatores que contribuem para a permanência e para o desempenho são: acervo bibliográfico; bolsas de estudo e projetos de pesquisa/extensão; infraestrutura física; interação com colegas e professores; qualidade do ensino. Os fatores que prejudicam são: episódios de greve; falta de docentes, de laboratórios e de restaurante acadêmico; dificuldades financeiras, de conciliação entre trabalho e estudo e de transporte.