SOARES, Raian Lucas Alves et al.. O jornalismo como difusor da educação ambiental. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48138>. Acesso em: 05/11/2024 03:34
Este artigo busca analisar o contexto midiático, mais especificamente o jornalístico, através de um olhar crítico-educativo sobre a forma como as notícias relacionadas ao meio ambiente são elaboradas e transmitidas aos receptores. Partindo de uma perspectiva de que o jornalismo também é um propagador da Educação ambiental, o profissional da notícia coloca-se como um articulador entre os diversos aspectos da sociedade, como o econômico e o político, interligando-os aos ambientais, na tentativa de elaborar matérias que abordem a temática ecológica, mas por meio de métodos sensibilizadores e educacionais, contribuindo para a informação e formação crítica dos cidadãos. Nesse sentido, tange-se o Jornalismo Ambiental ao colocá-lo como centro de uma discussão não paradigmática e inovadora na forma de fazer jornalismo, especialmente na elaboração de notícias e reportagens voltadas aos ideais sustentáveis. Com isso, pretende-se quebrar o estereótipo jornalístico de que as notícias ambientais são aquelas que falam sobre desastres naturais e promoção de conferências internacionais. O jornalista, assim como o professor, impõe-se como um sujeito difusor da Educação Ambiental a partir de suas investigações, seus levantamentos e da elaboração de suas matérias, que objetivam levar ao público uma nova maneira de aprender sobre o meio ambiente e, ao mesmo tempo, manter-se bem informado.