PAGOTO, Luciane. Desafios do professor inovador: reflexões da prática pedagógica. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46905>. Acesso em: 23/12/2024 13:35
A educação é um dos grandes responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e construção de um país, no entanto, se a mesma não atingir a transformação necessária na vida dos educandos, ela se torna um desafio para profissionais da educação, gestores, comunidade e para as políticas públicas. As estatísticas revelam uma educação brasileira frágil e deficiente, com dificuldades em estrutura física, formação docente e uma escola descontextualizada com a realidade social, cultural e tecnológica. Nesse cenário, as práticas pedagógicas são ainda mais fundamentais no processo de construção da aprendizagem e na formação de alunos que exerçam sua cidadania para o desenvolvimento de uma sociedade reflexiva. A presente pesquisa possui o objetivo de refletir sobre o papel do educador no cenário atual da educação brasileira, sua prática pedagógica e os desafios a ela relacionados. Constitui de natureza descritiva e exploratória com o objetivo de buscar exposições e reflexões das principais dificuldades da prática pedagógica numa perspectiva inovadora, os desafios do educador crítico-reflexivo do próprio fazer pedagógico, as contribuições da identidade, contextualização e a da profissionalização docente e os desafios epistemológicos, em revisão bibliográfica e em vivência reflexiva como educadora em Escola Estadual “São José do Rio Claro” de ensino médio, localizada na cidade com mesmo nome em MT. Concluí-se dessa forma que refletir sobre o papel do professor na construção de uma escola reflexiva, igualitária, justa e comprometida com a formação de seus educandos, é o primeiro passo para realizar a transformação necessária na educação.