O grupo voluntário de educação tutorial, do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), denominado Grupo de Engenharia de Petróleo em Educação Tutorial (GEPET), apresentou no período 2018.1 proposta de tutoria em disciplinas mais complexas e que apresentam maior taxa de retenção, e ainda, que não fazem parte do programa de monitoria, como é o caso da disciplina Geofísica. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido a fim de diagnosticar os principais problemas dos alunos na relação ensino – aprendizagem, especificamente nesta disciplina, além de buscar compreender como o GEPET beneficiou esses alunos ao final do período. Para isso, a pesquisa foi fundamentada em uma análise do tipo investigativo-exploratória, um estudo de caso, utilizando questionários com perguntas objetivas e dissertativas, a fim de compreender a realidade das dificuldades dos alunos. Dentre os dados obtidos, todos os entrevistados responderam que “seria válido contemplar a disciplina com programas de monitoria”, ressaltando a importância das tutorias prestadas pelo grupo GEPET, já que a disciplina não é contemplada com o auxílio de monitores. Dos entrevistados, 60% responderam que o problema não se encontra na forma de avaliação do professor, sendo que, destes, 67% dizem não ser possível aprender a disciplina sozinho, argumentando que o auxílio de um monitor é fundamental. Através dos resultados, observou-se como as tutorias de Geofísica, realizadas pelo grupo GEPET, foram importantes e relevantes no desenvolvimento do aprendizado da disciplina, assim como nas avaliações da mesma.