RESUMO Nesta pesquisa, objetivou-se refletir sobre o ensino de Língua portuguesa na Escola E. E. F. M. Professor José Soares de Carvalho, no que diz respeito aos conteúdos e metodologias e relação professor/aluno. Visto, a partir da ótica dos alunos. A pesquisa tomou como referencial teórico os pressupostos de ANTUNES (2003), GERALDI (1998), POSSENTI (2001), entre outros pesquisadores. Tratou-se de uma pesquisa descritiva qualitativo-quantitativa, com dados coletados na citada escola. Os resultados da pesquisa apontam para aulas e conteúdos descontextualizados e com algumas práticas ainda centralizadas na gramática normativa, num claro desencontro entre o que diz a teoria e a prática que se faz. No entanto, há também práticas inovadoras decorrente do empenho de alguns professores, e da boa relação estabelecida entre estes e os alunos. Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa; Percepções. Alunos do EEEFM José Soares de Carvalho.