Resumo: O bioma da Caatinga é pouco valorizado, por ser considerado feio e pobre, entretanto, abrange uma grande riqueza de espécies. O presente trabalho objetiva conhecer a percepção dos discentes de uma escola no brejo paraibano sobre o bioma da Caatinga. Através de questionários e da análise qualitativa, observou-se que 29% dos discentes reconhecem o bioma como um ecossistema exclusivamente brasileiro, prevalecendo à percepção da seca, do clima quente, com solo pedregoso, plantas espinhosas e escassez de chuva, apenas 5% o reconhece como rico em diversidade, porém pouco explorado. Entre os problemas detectados destacam-se a seca, solos pobres, falta de alimentos, extinções de animais e desmatamentos. Quanto à fauna 49% reconhecem os mamíferos, 14% as aves, 27% os répteis e 10% os anfíbios como pertencentes ao bioma. Em relação à flora destacam-se as plantas típicas da região com características medicinal, alimentícia ou forrageira, como é o caso das cactáceas. Podemos perceber que a concepção dos alunos é bastante restrita, com uma compreensão superficial, voltada apenas a utilização imediata do bioma. Essa visão, possivelmente, relacionada aos livros didáticos e a falta de uma educação mais voltada ao bioma, fazem os discentes desconhecerem as potencialidades da Caatinga de forma mais clara e contextualizada.