Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESENVOLVENDO A LEITURA E A CAPACIDADE CRÍTICA DO ALUNO ATRAVÉS DO PROJETO PIBID.

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4618
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 355
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A LEITURA E A CAPACIDADE CRÍTICA DO ALUNO ATRAVÉS DO PROJETO PIBID."
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a importância da leitura e da formação do leitor durante o ensino médio, através de pesquisa bibliográfica e das experiências adquiridas no período de aplicação do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ressaltando a importância da leitura nas aulas de língua portuguesa e a aproximação do aluno com a leitura, utilizando-as como instrumento que chamasse a atenção do aluno (leitor). O projeto em discussão ressalta a importância de proporcionar ao estudante de graduação o privilégio de estar mais perto da prática docente e a vivenciar, além de aplicar as teorias aqui propostas.  A leitura é aqui o principal foco de discussão e é também a direção a ser seguida na formação analítica e crítica do cidadão na atual sociedade, tendo uma importância crucial para que o indivíduo possa servir de forma consciente ao grupo social ao qual ele está inserido. Ela deve ser vista não apenas como um complemento ao currículo acadêmico do aluno, mas sim como um meio de desenvolvimento das capacidades decisivas e organizacionais do indivíduo, pois além de ser um incentivo intelectual do sujeito, é também a ajudante fundamental das formas educacionais de construção do saber do indivíduo interativo, onde ele possa fazer questionamentos e soluções aos problemas que sejam colocados diante de suas habilidades lógicas e textuais. Desta forma, o projeto aqui citado pretendeu durante os meses de aplicação, suprir as necessidades do aluno além de auxiliar a escola no processo de formação do cidadão, através das práticas de leitura e escrita textuais que seriam adequadas para trabalhar e instigar as capacidades destes alunos e desta forma seria possível haver uma valorosa melhoria na vida acadêmica e social dos educandos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_18_19_17_idinscrito_355_e8b546e97948abf6991eb308d3f5a76b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIVONEIDE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AIVONEIDE LIMA"
    "autor_email" => "ayvoneide@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4618
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 355
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A LEITURA E A CAPACIDADE CRÍTICA DO ALUNO ATRAVÉS DO PROJETO PIBID."
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a importância da leitura e da formação do leitor durante o ensino médio, através de pesquisa bibliográfica e das experiências adquiridas no período de aplicação do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ressaltando a importância da leitura nas aulas de língua portuguesa e a aproximação do aluno com a leitura, utilizando-as como instrumento que chamasse a atenção do aluno (leitor). O projeto em discussão ressalta a importância de proporcionar ao estudante de graduação o privilégio de estar mais perto da prática docente e a vivenciar, além de aplicar as teorias aqui propostas.  A leitura é aqui o principal foco de discussão e é também a direção a ser seguida na formação analítica e crítica do cidadão na atual sociedade, tendo uma importância crucial para que o indivíduo possa servir de forma consciente ao grupo social ao qual ele está inserido. Ela deve ser vista não apenas como um complemento ao currículo acadêmico do aluno, mas sim como um meio de desenvolvimento das capacidades decisivas e organizacionais do indivíduo, pois além de ser um incentivo intelectual do sujeito, é também a ajudante fundamental das formas educacionais de construção do saber do indivíduo interativo, onde ele possa fazer questionamentos e soluções aos problemas que sejam colocados diante de suas habilidades lógicas e textuais. Desta forma, o projeto aqui citado pretendeu durante os meses de aplicação, suprir as necessidades do aluno além de auxiliar a escola no processo de formação do cidadão, através das práticas de leitura e escrita textuais que seriam adequadas para trabalhar e instigar as capacidades destes alunos e desta forma seria possível haver uma valorosa melhoria na vida acadêmica e social dos educandos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_18_19_17_idinscrito_355_e8b546e97948abf6991eb308d3f5a76b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIVONEIDE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AIVONEIDE LIMA"
    "autor_email" => "ayvoneide@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O presente trabalho busca relatar a importância da leitura e da formação do leitor durante o ensino médio, através de pesquisa bibliográfica e das experiências adquiridas no período de aplicação do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ressaltando a importância da leitura nas aulas de língua portuguesa e a aproximação do aluno com a leitura, utilizando-as como instrumento que chamasse a atenção do aluno (leitor). O projeto em discussão ressalta a importância de proporcionar ao estudante de graduação o privilégio de estar mais perto da prática docente e a vivenciar, além de aplicar as teorias aqui propostas. A leitura é aqui o principal foco de discussão e é também a direção a ser seguida na formação analítica e crítica do cidadão na atual sociedade, tendo uma importância crucial para que o indivíduo possa servir de forma consciente ao grupo social ao qual ele está inserido. Ela deve ser vista não apenas como um complemento ao currículo acadêmico do aluno, mas sim como um meio de desenvolvimento das capacidades decisivas e organizacionais do indivíduo, pois além de ser um incentivo intelectual do sujeito, é também a ajudante fundamental das formas educacionais de construção do saber do indivíduo interativo, onde ele possa fazer questionamentos e soluções aos problemas que sejam colocados diante de suas habilidades lógicas e textuais. Desta forma, o projeto aqui citado pretendeu durante os meses de aplicação, suprir as necessidades do aluno além de auxiliar a escola no processo de formação do cidadão, através das práticas de leitura e escrita textuais que seriam adequadas para trabalhar e instigar as capacidades destes alunos e desta forma seria possível haver uma valorosa melhoria na vida acadêmica e social dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.