O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania. Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de Diário de Campo, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades e, ainda, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois sabemos que registrar algo por escrito ou por meio de outra tecnologia, é uma forma de materializar fatos, sentimentos e reflexões, o que possibilita recorrermos a eles quando nos esquecemos de algo, queremos ou precisamos relembrar fatos ou acontecimentos, ou necessitamos reviver determinada situação para melhor compreendê-la. Assim, recomendamos a utilização do diário de campo como um instrumento facilitador neste processo de construção do conhecimento.