Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DIÁRIO DE CAMPO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4786
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "DIÁRIO DE CAMPO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania. Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de Diário de Campo, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades e, ainda, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois sabemos que registrar algo por escrito ou por meio de outra tecnologia, é uma forma de materializar fatos, sentimentos e reflexões, o que possibilita recorrermos a eles quando nos esquecemos de algo, queremos ou precisamos relembrar fatos ou acontecimentos, ou necessitamos reviver determinada situação para melhor compreendê-la. Assim, recomendamos a utilização do diário de campo como um instrumento facilitador neste processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_57_56_idinscrito_227_3b0adb3e7e3cc965d40d7e936a63bc93.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTIANE DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane_santospb@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4786
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "DIÁRIO DE CAMPO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania. Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de Diário de Campo, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades e, ainda, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois sabemos que registrar algo por escrito ou por meio de outra tecnologia, é uma forma de materializar fatos, sentimentos e reflexões, o que possibilita recorrermos a eles quando nos esquecemos de algo, queremos ou precisamos relembrar fatos ou acontecimentos, ou necessitamos reviver determinada situação para melhor compreendê-la. Assim, recomendamos a utilização do diário de campo como um instrumento facilitador neste processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_57_56_idinscrito_227_3b0adb3e7e3cc965d40d7e936a63bc93.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTIANE DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristiane_santospb@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania. Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de Diário de Campo, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades e, ainda, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois sabemos que registrar algo por escrito ou por meio de outra tecnologia, é uma forma de materializar fatos, sentimentos e reflexões, o que possibilita recorrermos a eles quando nos esquecemos de algo, queremos ou precisamos relembrar fatos ou acontecimentos, ou necessitamos reviver determinada situação para melhor compreendê-la. Assim, recomendamos a utilização do diário de campo como um instrumento facilitador neste processo de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.