DIÁRIO DE CAMPO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4786 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "DIÁRIO DE CAMPO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania. Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de Diário de Campo, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades e, ainda, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois sabemos que registrar algo por escrito ou por meio de outra tecnologia, é uma forma de materializar fatos, sentimentos e reflexões, o que possibilita recorrermos a eles quando nos esquecemos de algo, queremos ou precisamos relembrar fatos ou acontecimentos, ou necessitamos reviver determinada situação para melhor compreendê-la. Assim, recomendamos a utilização do diário de campo como um instrumento facilitador neste processo de construção do conhecimento." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_57_56_idinscrito_227_3b0adb3e7e3cc965d40d7e936a63bc93.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTIANE DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristiane_santospb@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4786 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "DIÁRIO DE CAMPO: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma nova experiência na formação inicial para docência, que proporciona aos alunos da licenciatura uma vivência significativa na educação básica, objetivando possibilitar o ingresso na carreira docente, de forma a incentivar e inserir o licenciando na realidade da escola pública. Segundo Fonseca (2003) a produção do conhecimento como atividade docente não significa que o professor realiza a soma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas significa pensar o ensino como processo constante de investigações e de descobertas individuais e coletivas. Também essa idéia possibilita a reconciliação da história vivida com a história/conhecimento, a partir de uma relação ativa entre o próximo e o distante, proporcionando a educação para a cidadania. Para tanto apresentamos um instrumento de registro, denominado por nós de Diário de Campo, contemplando relatos e reflexões de um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física da UEPB, que participa do PIBID. Destacamos o PIBID como uma prática dinâmica que, requer articulação na organização de datas e atividades e, ainda, elencamos como primordial o registro ou anotações das ações desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois sabemos que registrar algo por escrito ou por meio de outra tecnologia, é uma forma de materializar fatos, sentimentos e reflexões, o que possibilita recorrermos a eles quando nos esquecemos de algo, queremos ou precisamos relembrar fatos ou acontecimentos, ou necessitamos reviver determinada situação para melhor compreendê-la. Assim, recomendamos a utilização do diário de campo como um instrumento facilitador neste processo de construção do conhecimento." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_57_56_idinscrito_227_3b0adb3e7e3cc965d40d7e936a63bc93.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTIANE DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristiane_santospb@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }