Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com a turma do 6º ano do ensino fundamental I, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar. Destacando que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua amplitude através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas. Assim o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal vem contribuir para construção de uma educação transformadora, onde todos compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Assim com a realização da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar.