O presente trabalho não tem como objetivo criticar a maneira que os professores estão ministrando suas aulas de Matemática, nem dizer que sua metodologia é inadequada ou ineficaz, pelo contrário temos como objetivo principal descrever até que ponto metodologias diferenciadas, como é o caso apresentado, a utilização de jogos e desafios matemáticos pode trazer diferenças significativas na assimilação de conceitos matemáticos no aprendizado dos alunos. Baseados nos estudos realizados por Lorenzato(2006), Vygotsck(1989), Piaget(1977) e Moura(2006). Foi realizado com as crianças, que tem de seis até quatorze anos, usuárias do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (PETI) da Escola Estadual Sebastião Lafayette no município de Sertânia- PE quatro sessões de oficinas de duração de três horas e meia cada uma, onde nelas foram realizadas atividades de construção e utilização de jogos e desafios matemáticos com o objetivo principal de esclarecer conceitos matemáticos de maneira lúdica e despertar nessas crianças o espírito de cidadania.