Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto “Baralho químico”, que foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID na Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira – AVS, e que tem como público-alvo estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. Sabendo-se que para os professores há certa dificuldade em buscar novos métodos de ensino que estimule o estudante a uma significante aprendizagem, teve-se como objetivo apresentar a construção de um jogo didático e a utilidade desse jogo, assim como, explorar e abordar de maneira didática os a localização dos elementos que constituem os principais grupos da Tabela Periódica, de forma contextualizada. Buscando aprimorar o conhecimento desses estudantes, uma vez que, a inserção de jogos didáticos complementando o conteúdo trabalhado na sala de aula é capaz de proporcionar para estudantes e professores um processo de ensino e aprendizagem com caráter qualitativo, devido à interação existente entre ambas as partes envolvidas nesse processo.