O homem apresenta a necessidade de agrupar e classificar os organismos e objetos da natureza, basta olhar ao nosso redor para constatarmos como tudo se encontram agrupados segundo critérios que facilitam a nossa vida. Classificar torna tudo mais fácil de ser compreendido, nesta perspectiva este trabalho foi resultante de parte das atividades desenvolvidas com os alunos do ensino Médio e Profissional da escola Dr. Elpídio de Almeida na cidade de Campina Grande-PB, durante o período de vivências dos bolsistas PIBID na escola, buscando utilizar metodologias inovadoras. O objetivo foi desenvolver atividades relacionadas à taxonomia e a sistemática filogenética, para que num segundo momento fosse feito a revitalização do acervo zoológico do laboratório de ciências da escola, a fim de proporcionar aos alunos uma melhor interação dos conhecimentos científicos, com da prática laboratorial, no sentido de contribuir para a formação de um sujeito crítico. Os objetivos propostos para as atividades foram satisfatórios e proporcionaram uma melhor interação entre educando e educadores, além de uma abordagem contextualizada das temáticas propostas, quanto às mudanças conceituais e atitudinais, além da revitalização do acervo zoológico do laboratório. O desenvolvimento desse trabalho na escola foi realizado, a partir de novas metodologias sugeridas pelo Ensino Médio Inovador.