Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE PODEMOS APRENDER DE ROUSSEAU E PAULO FREIRE?

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4813
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 483
    "titulo" => "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE PODEMOS APRENDER DE ROUSSEAU E PAULO FREIRE?"
    "resumo" => "Ensinar filosofia ainda se revela como um desafio importante para o professor. Isso se deve primeiramente à própria dificuldade que o conhecimento filosófico nos impõe, pois como falar de um saber complexo de forma entendível? Talvez a comunicação seja um primeiro empecilho para aquele que se propõe a educar por intermédio do conhecimento filosófico. Outro obstáculo diz respeito aos inúmeros preconceitos que envolvem a filosofia e o professor de filosofia. Aliado a esses dois ainda temos problemas como o material didático a ser escolhido, subdivisão de temas e unidades, avaliação. Elucidar esses questionamentos nos obriga a pensar sobre a importância da filosofia para a educação. Ela voltou, mas trouxe consigo todas essas interrogações e incertezas. No entanto, o que podemos esperar da filosofia? Clássicos como Rousseau e Freire nos apontam alguns caminhos, já que para ambos, não podemos falar sobre educação sem nos remetermos a bases mais amplas, conforme as obras: “Emílio ou Da Educação” (1762) e “Educação como prática da liberdade”. Isso inclui uma visão de ser humano e de sociedade, respectivamente. Assim, ensinar filosofia implica na elaboração de um discurso sobre a realidade na qual estamos inseridos. Para bem compreendê-la precisamos saber que ser humano formar e para qual sociedade.ReferênciasFREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_18_24_47_idinscrito_483_249cc0ac3a8b7fa4490cc0e8b36bf082.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTACÍLIO GOMES DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "OTACÍLIO GOMES"
    "autor_email" => "otacilio.uepb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4813
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 483
    "titulo" => "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE PODEMOS APRENDER DE ROUSSEAU E PAULO FREIRE?"
    "resumo" => "Ensinar filosofia ainda se revela como um desafio importante para o professor. Isso se deve primeiramente à própria dificuldade que o conhecimento filosófico nos impõe, pois como falar de um saber complexo de forma entendível? Talvez a comunicação seja um primeiro empecilho para aquele que se propõe a educar por intermédio do conhecimento filosófico. Outro obstáculo diz respeito aos inúmeros preconceitos que envolvem a filosofia e o professor de filosofia. Aliado a esses dois ainda temos problemas como o material didático a ser escolhido, subdivisão de temas e unidades, avaliação. Elucidar esses questionamentos nos obriga a pensar sobre a importância da filosofia para a educação. Ela voltou, mas trouxe consigo todas essas interrogações e incertezas. No entanto, o que podemos esperar da filosofia? Clássicos como Rousseau e Freire nos apontam alguns caminhos, já que para ambos, não podemos falar sobre educação sem nos remetermos a bases mais amplas, conforme as obras: “Emílio ou Da Educação” (1762) e “Educação como prática da liberdade”. Isso inclui uma visão de ser humano e de sociedade, respectivamente. Assim, ensinar filosofia implica na elaboração de um discurso sobre a realidade na qual estamos inseridos. Para bem compreendê-la precisamos saber que ser humano formar e para qual sociedade.ReferênciasFREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_24_09_2013_18_24_47_idinscrito_483_249cc0ac3a8b7fa4490cc0e8b36bf082.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTACÍLIO GOMES DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "OTACÍLIO GOMES"
    "autor_email" => "otacilio.uepb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Ensinar filosofia ainda se revela como um desafio importante para o professor. Isso se deve primeiramente à própria dificuldade que o conhecimento filosófico nos impõe, pois como falar de um saber complexo de forma entendível? Talvez a comunicação seja um primeiro empecilho para aquele que se propõe a educar por intermédio do conhecimento filosófico. Outro obstáculo diz respeito aos inúmeros preconceitos que envolvem a filosofia e o professor de filosofia. Aliado a esses dois ainda temos problemas como o material didático a ser escolhido, subdivisão de temas e unidades, avaliação. Elucidar esses questionamentos nos obriga a pensar sobre a importância da filosofia para a educação. Ela voltou, mas trouxe consigo todas essas interrogações e incertezas. No entanto, o que podemos esperar da filosofia? Clássicos como Rousseau e Freire nos apontam alguns caminhos, já que para ambos, não podemos falar sobre educação sem nos remetermos a bases mais amplas, conforme as obras: “Emílio ou Da Educação” (1762) e “Educação como prática da liberdade”. Isso inclui uma visão de ser humano e de sociedade, respectivamente. Assim, ensinar filosofia implica na elaboração de um discurso sobre a realidade na qual estamos inseridos. Para bem compreendê-la precisamos saber que ser humano formar e para qual sociedade.ReferênciasFREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.