Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO CONHECIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: A EDUCAÇÃO POPULAR COMO EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Sendo constatado, através das ações, o alcance dos princípios norteadores da Educação Popular em Saúde referentes ao diálogo, amorosidade, problematização e construção compartilhada do conhecimento, entretanto não foi possível afirmar que os princípios: emancipação e compromisso com a construção do projeto democrático e popular pudessem ser atingidos, pois requer além do fator tempo, o compromisso da comunidade para sua efetivação.A comunicação é um importante instrumento para o estabelecimento de vínculo, podendo ser estabelecida de maneira verbal ou não verbal, tornando a História em Qu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A comunicação é um importante instrumento para o estabelecimento de vínculo, podendo ser estabelecida de maneira verbal ou não verbal, tornando a História em Quadrinhos (HQ) um valioso instrumento para efetivação desse processo, através da utilização de uma linguagem simples em associação de imagens e textos, facilitando a compreensão do conteúdo a ser transmitido. Mediante a isso, por meio desse trabalho busca-se enfatizar a utilização da História em Quadrinhos (HQ) durante o processo de socialização da vivência, tendo como cenário a Atenção Primária, bem como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta para estimular a expressão artística e a criatividade dos estudantes. A referida HQ foi construída baseada nas ações desenvolvidas no campo de estágio. Sendo constatado, através das ações, o alcance dos princípios norteadores da Educação Popular em Saúde referentes ao diálogo, amorosidade, problematização e construção compartilhada do conhecimento, entretanto não foi possível afirmar que os princípios: emancipação e compromisso com a construção do projeto democrático e popular pudessem ser atingidos, pois requer além do fator tempo, o compromisso da comunidade para sua efetivação.

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