Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE BIOLOGIA CELULAR À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, CONHECIMENTO PRÉVIO, ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46726
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3667
    "inscrito_id" => 11088
    "titulo" => "COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE BIOLOGIA CELULAR À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL"
    "resumo" => "O ensino de biologia celular tem por objetivo possibilitar aos estudantes uma melhor compreensão sobre a dinâmica e o funcionamento das células, contribuindo com um entendimento mais reflexivo, visando que os conhecimentos biológicos sejam ampliados. No entanto, ao ensinar biologia celular, evidencia-se a influência dos conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva dos estudantes a respeito dos conteúdos que envolvem conteúdos de ciências e de biologia, em nível fundamental, que podem ser relevantes para novas aprendizagens. No sentido de identificar os conhecimentos prévios de 47 estudantes de um curso técnico, foi realizado um diagnóstico por meio de um questionário contendo sete temáticas com várias questões sobre o tema. O resultado do diagnóstico revelou que a maioria dos estudantes possui conhecimentos prévios relevantes acerca da biologia dos vírus, dos organismos unicelulares e multicelulares, da estrutura do DNA, da estrutura básica da célula procarionte e da célula eucarionte."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, CONHECIMENTO PRÉVIO, ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID11088_16092018191819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRTON JOSÉ VINHOLI JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON JÚNIOR"
    "autor_email" => "vinholi22@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "IFMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46726
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3667
    "inscrito_id" => 11088
    "titulo" => "COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE BIOLOGIA CELULAR À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL"
    "resumo" => "O ensino de biologia celular tem por objetivo possibilitar aos estudantes uma melhor compreensão sobre a dinâmica e o funcionamento das células, contribuindo com um entendimento mais reflexivo, visando que os conhecimentos biológicos sejam ampliados. No entanto, ao ensinar biologia celular, evidencia-se a influência dos conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva dos estudantes a respeito dos conteúdos que envolvem conteúdos de ciências e de biologia, em nível fundamental, que podem ser relevantes para novas aprendizagens. No sentido de identificar os conhecimentos prévios de 47 estudantes de um curso técnico, foi realizado um diagnóstico por meio de um questionário contendo sete temáticas com várias questões sobre o tema. O resultado do diagnóstico revelou que a maioria dos estudantes possui conhecimentos prévios relevantes acerca da biologia dos vírus, dos organismos unicelulares e multicelulares, da estrutura do DNA, da estrutura básica da célula procarionte e da célula eucarionte."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, CONHECIMENTO PRÉVIO, ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID11088_16092018191819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRTON JOSÉ VINHOLI JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON JÚNIOR"
    "autor_email" => "vinholi22@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "IFMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de biologia celular tem por objetivo possibilitar aos estudantes uma melhor compreensão sobre a dinâmica e o funcionamento das células, contribuindo com um entendimento mais reflexivo, visando que os conhecimentos biológicos sejam ampliados. No entanto, ao ensinar biologia celular, evidencia-se a influência dos conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva dos estudantes a respeito dos conteúdos que envolvem conteúdos de ciências e de biologia, em nível fundamental, que podem ser relevantes para novas aprendizagens. No sentido de identificar os conhecimentos prévios de 47 estudantes de um curso técnico, foi realizado um diagnóstico por meio de um questionário contendo sete temáticas com várias questões sobre o tema. O resultado do diagnóstico revelou que a maioria dos estudantes possui conhecimentos prévios relevantes acerca da biologia dos vírus, dos organismos unicelulares e multicelulares, da estrutura do DNA, da estrutura básica da célula procarionte e da célula eucarionte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.