CARDOSO, Fernanda Ferreira et al.. Fundamentos ontológicos do trabalho pedagógico. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47510>. Acesso em: 23/12/2024 13:38
A apropriação dos conhecimentos objetivos, portanto, a atividade de estudar, desencadeia três aspectos na vida de todo e qualquer ser humano: a socialização, o enriquecimento da força de trabalho e o desenvolvimento das virtudes intelectuais que constituem habitus e disposição psicossocial, diretamente implicada na formação da personalidade dos sujeitos pedagógicos. A teleologia, nexos ou séries causais e elaboração dos meios, são os componentes dessa dialética que constituem os fundamentos ontológicos do trabalho humano e, inclusive, do trabalho pedagógico. Nossa tese é que não é possível elaborar nada sem o saber, e o saber educa, então ele é imanente à didática do trabalho, imanente ao componente elaboração dos meios. Portanto, o saber, a formação humana, está no trabalho. A autonomia do saber, a conformação do complexo social da educação, pelo o que tudo indica, se expressou na antiguidade clássica, nos séculos IV, V e VI. As condições de possibilidade sociogeohistórica do trabalho pedagógico foram possíveis pela produção de excedente e criação de tempo livre em que o ser humano passou a se ocupar, dentre muitas coisas, com os saberes existentes, sua socialização, produção e conservação. O percurso geohistórico do trabalho pedagógico promoveu um “salto ontológico” quando conquistou a forma de filosofia e depois à forma ciência. Essas formas, também são manifestações concretas dos meios mobilizados pelo trabalho pedagógico. O conteúdo da forma filosófica, da forma ciência, da forma poesia é o trabalho pedagógico. Nossas pesquisas têm como objetivo ampliar e fundamentar esta tese que tem no trabalho pedagógico sua categoria fundamental.