Este trabalho discorre sobre o tema formação de professores, tendo em vista que o mesmo é alvo constante de discussões dentro das próprias instituições de ensino superior. Levando em consideração que muitos estudantes dos cursos de licenciatura não tem oportunidades de estar na sala de aula, no decorrer do seu curso, pondo em prática as teorias abordadas na academia, me proponho a discutir a formação de professores, partindo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de investigar as contribuições deste programa para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), focando na maneira como estes estudantes dos cursos de licenciatura veem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e o que este acarretou em sua formação. Para tanto utilizou-se relatos de 10 alunos dos cursos de licenciatura de ambas universidades, com idade média de 24 anos. O questionário proposto foi de cunho qualitativo, contendo 11 questões, sendo uma de identificação pessoal e as restantes discursivas. Para analisar as respostas obtidas baseei minha análise de dados no método proposto por Engers (1994). De forma geral os resultados obtidos a partir desse estudo foram positivos, no que diz respeito a sua formação como profissional da área de educação, pois o programa ofereceu experiências engrandecedoras para os alunos que participaram do PIBID.