O presente material tem como objetivo analisar a natureza dos erros cometidos por uma amostra de estudantes ao resolver situações problema de proporção dupla. Para esta análise foram selecionados 10 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade do Recife, de ambos os sexos e com média de idade de 12 anos, os materiais analisados foram da atividade de resolução escrita de problemas de proporção dupla. A análise dos erros cometidos pelos participantes baseou-se numa proposta construtivista que explana sobre a relevância de tornar o erro objeto observável para a compreensão do raciocínio dos estudantes, bem como, utilizá-lo como ferramenta para o ensino da matemática. De forma geral foram encontrados dois tipos de resolução dos problemas: completas e incompletas, dentro dos quais foram identificados erros quanto às etapas de solução e erros quanto à manipulação das informações em situações de proporção composta. Conclui-se que analisar os erros cometidos nestes tipos de situações revelam formas de pensar próprias dos estudantes neste segmento educacional, bem como, sugerem aos professores pistas de como utilizar os erros como ferramentas didáticas para o ensino das proporções.