Tem-se discutido, nos últimos anos, sobre as potencialidades tecnológicas e o papel semiótico das múltiplas linguagens/semioses e sistemas/recursos semióticos na composição de diferentes gêneros discursivos contemporâneos. Partindo dessa perspectiva, neste artigo discute-se a presença de gêneros multissemióticos em livros didáticos de língua portuguesa e o trabalho com capacidades de leitura voltadas para o ensino e aprendizagem desses gêneros. A partir de um levantamento quantitativo e da análise qualitativo-interpretativa e do tipo de pesquisa de análise documental, analisa-se os gêneros mais recorrentes e o tratamento da leitura de textos multissemióticos e de multimodalidade na coleção de livros didáticos aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático/2015 - Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Com base nos resultados verifica-se que apesar de já ser possível vermos algumas incidências de textos de gêneros multissemióticos nos livros didáticos do Ensino Médio ainda são poucas as atividades de leitura relacionadas a esses gêneros.