O presente artigo fala do Projeto de Extensão “Ensino e Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” apresentando que apesar do conhecimento matemático ser considerado, pela maioria dos alunos, como difícil de ser aprendido devido a forma como ele é ensinado e também pela postura rígida do professor diante dos mesmos, porém há alunos que gostam da disciplina de matemática. O projeto aqui apresentado, foi um projeto macro que tinha dois Planos de Trabalho – Plano de Trabalho 1 da Bolsista e Plano de Trabalho 2 da Bolsista Voluntária. Estes orientavam as atividades que deveriam ser desenvolvidas ao longo do projeto macro. Como referencial teórico, apresenta-se os autores estudados: Ernesto Rosa (1996) e Piaget (2009), mas dar vez ao PCN de Matemática (1997) e à BNCC (2017). A metodologia, primeiramente, foi de cunho bibliográfico e foi aplicado em uma escola pública municipal que é pouco assistida pelo governo. Então, no projeto de extensão, buscou-se a metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados se deu a partir de questionário semiaberto e da observação em sala de aula. As atividades de intervenção, infelizmente, foram apenas planejadas. Assim, este artigo pretende contribuir na formação, principalmente, dos futuros docente de Pedagogia que ainda tem receio e dificuldades de ensinar os conceitos matemáticos às crianças, mas também está voltado para os docentes que já atuam na escola pública da rede municipal.