CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: JOGOS DIGITAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46835 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3541 "inscrito_id" => 1465 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: JOGOS DIGITAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) relatando a importância das atividades desenvolvidas com os jogos digitais e objetos de aprendizagens durante o período do curso de licenciatura em matemática com o subprojeto PIBIB- UFERSA. Está contido nesse relato reflexões acerca da atuação dos bolsistas no programa. A proposta apresentada em relação às ações do subprojeto se deu a partir de uma discussão sobre as possibilidades metodológicas de uso de jogos (digitais) no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Apresentando e discutindo possíveis atividades que poderiam ser exploradas com o uso desse recurso, abordando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração de Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem nas aulas de Matemática. Apontando as possibilidades de uso desses recursos digitais como recurso didático aliado á estratégias pedagógicas que dinamizaram o processo de ensino e potencializando a aprendizagem. As atividades são desenvolvidas nas escolas estaduais conveniadas do programa, durante dois anos, como um projeto de intervenção buscando a abordagem dos jogos digitais e objetos de aprendizagem no ensino da Matemática, contribuindo com ações integradoras no ambiente educativo para o bem estar cognitivo e social dos discentes. Além de enfatizar a importância da participação no programa, o qual tem auxiliado os bolsistas a refletirem sobre o fazer docente bem como, a contribuição com o ensino de qualidade através de outras perspectivas de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, JOGOS DIGITAIS, OBJETOS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID1465_15092018184354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA" "autor_nome_curto" => "LUZIETE" "autor_email" => "luzietemarques@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46835 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3541 "inscrito_id" => 1465 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: JOGOS DIGITAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) relatando a importância das atividades desenvolvidas com os jogos digitais e objetos de aprendizagens durante o período do curso de licenciatura em matemática com o subprojeto PIBIB- UFERSA. Está contido nesse relato reflexões acerca da atuação dos bolsistas no programa. A proposta apresentada em relação às ações do subprojeto se deu a partir de uma discussão sobre as possibilidades metodológicas de uso de jogos (digitais) no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Apresentando e discutindo possíveis atividades que poderiam ser exploradas com o uso desse recurso, abordando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração de Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem nas aulas de Matemática. Apontando as possibilidades de uso desses recursos digitais como recurso didático aliado á estratégias pedagógicas que dinamizaram o processo de ensino e potencializando a aprendizagem. As atividades são desenvolvidas nas escolas estaduais conveniadas do programa, durante dois anos, como um projeto de intervenção buscando a abordagem dos jogos digitais e objetos de aprendizagem no ensino da Matemática, contribuindo com ações integradoras no ambiente educativo para o bem estar cognitivo e social dos discentes. Além de enfatizar a importância da participação no programa, o qual tem auxiliado os bolsistas a refletirem sobre o fazer docente bem como, a contribuição com o ensino de qualidade através de outras perspectivas de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, JOGOS DIGITAIS, OBJETOS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID1465_15092018184354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA" "autor_nome_curto" => "LUZIETE" "autor_email" => "luzietemarques@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }