Com o advento das múltiplas teorias da linguagem, evidentemente, integram-se os textos especializados sob uma perspectiva dialógica de linguagem, ou seja, os gêneros discursivos que são inseridos nos usos reais de comunicação dos sujeitos. Este artigo tem como objetivo principal propor estratégias para o trabalho com os textos de divulgação científica no Ensino Fundamental, no que diz respeito à seleção, adaptação, papel social, contextualização, e utilização em aulas de Língua Portuguesa. Como base teórica, tomaremos as pesquisas que enfocam o trabalho com textos especializados, a exemplo de Hoffmann (1998), Krieger e Finatto (2004), Santiago (2007), que tratam essa questão, não somente acerca das terminologias, mas tratam de um estilo especializado. De acordo com as leituras feitas, será analisada uma atividade que aborda textos especializados. A partir dessa análise, serão observados os pontos negativos e positivos no que envolve o trabalho com o gênero artigo de divulgação científica, bem como o sobre o que se trata trabalhar o texto especializados, a fim de desenvolver a capacidade comunicativa dos sujeitos em situações específicas. Nesse contexto, serão propostos modelos de metodologias que consideram o trabalho com o gênero artigo de divulgação científica em sala de aula, no que diz respeito a escolha do tema, a contextualização, o papel social do texto, a interpretação, a linguagem, recursos lexicais, etc.