Esta pesquisa teve como principal objetivo o ensino de mecanismos das propriedades coligativas a alunos deficientes visuais. Tendo em vista que a relação entre empiria e teoria, assim como o uso de representações são constitutivas do conhecimento químico, consideramos relevante verificar como tais aspectos são articulados na introdução e desenvolvimento dos conteúdos aos discentes com dificuldades visuais ativas. A fim de alcançarmos esse objetivo, lançamo-nos mão de uma pesquisa do tipo estudo de caso, referente à ministração de aulas de química do 2º ano do ensino técnico integrado ao médio, durante o desenvolvimento da sequência temática Propriedades Coligativas das Soluções, em uma escola pública do litoral Paraibano. Como principal método de coleta de dados, utilizamos a gravação das aulas em vídeo. Os resultados apresentados evidenciam a importância da utilização de material em 3D para articular o discurso que se volta para referentes específicos, envolvendo descrições e explicações, com aquele voltado para referentes abstratos e classes referentes, envolvendo generalizações. Desse modo, ao tempo em que apresenta generalizações, buscamos dar sentido a estas por meio de descrições e explicações de fenômenos e eventos específicos. Consideramos que isto é um aspecto que favorece a aprendizagem e, possivelmente, uma melhor compreensão por parte dos alunos.